Por João Batista Sousa de Carvalho

 

Quantos 20 de novembro
O 13 de maio matou?
(Cuti)

Cuti – poeta paulista e estudioso da cultura negra – no seu poema “Teses”, do livro Negroesia (Mazza Edições, 2007), faz um questionamento à História: “quantos 20 de novembro/ o 13 de maio matou?”. A pergunta é construída tendo como principal vetor de significação o verbo matar, no tempo pretérito (“matou”). A carga semântica deste verbo remete à questão da violência, prática abominável, porém, por mais que seja combatida, está sempre presente nas relações humanas, sendo o ato de matar sua forma mais extrema. Matar é a destruição completa da vida. Nos versos de Cuti, relacionam-se com este verbo um sujeito (agente da ação de matar) e um objeto dessa ação. Com o uso do recurso da personificação, essas duas funções da frase são assumidas por duas datas históricas brasileiras: o 13 de maio (sujeito) e o 20 de novembro (objeto).

Pela forma como a pergunta foi formulada, infere-se que a voz poética tem convicção que nessa relação do sujeito com o objeto ocorreu/ocorre a violência extrema do ato de matar. O que não se sabe é quantas vezes isso ocorreu. Essas duas datas fazem parte do calendário nacional, e o poema, imageticamente, transfere-as para a rinha da história, como duas datas rivais. A leitura dos versos aponta que uma tem matado a outra. Por que e como isso tem ocorrido? A resposta quem dá é a própria história a que o poeta nos conduz com seu questionamento. Sabe-se que o 13 de maio sempre esteve atrelado à figura de uma princesa (Isabel) que, por ter assinado a Lei Áurea, é pretensamente posta como a redentora, a heroína das populações negras brasileiras, já que, com uma milagrosa “canetada”, salvou, assim, essas populações do cativeiro.

Por outro lado, o 20 de novembro homenageia Zumbi, uma das lideranças do maior quilombo do Brasil (Palmares), lembra o dia em que este guerreiro negro morreu, em luta pela liberdade de seu povo. É uma data de louvor à atitude de resistência a todo ato ou sistema que violenta os direitos dos sujeitos sociais negros. Pode-se entender que os versos do poeta visam desestabilizar uma força discursiva mantenedora de uma fake news histórica: as populações negras brasileiras não foram efetivamente beneficiadas com a assinatura da Lei Áurea. Não houve uma reparação, uma indenização para os indivíduos que viviam sob o regime de escravidão. Não houve justiça para com eles. A verdadeira alforria dessa gente está em construção, por meio de muita resistência, muitas estratégias de organização em defesa dos direitos conquistados.

A data que deve ser lembrada é a do 20 de novembro, porque o 13 de maio é demagógico; esta é uma data que os grupos sociais dominantes querem manter, como forma de ocultar a culpa que possuem sobre o sofrimento do passado e que prossegue nos dias atuais na vida da maioria das pessoas negras; é uma data que nega o protagonismo do povo negro na luta por liberdade e justiça. O 13 de maio é, sim, uma data assassina, pois ela mata o heroísmo negro, negligencia a capacidade que o povo negro sempre teve de encontrar formas de manter sua cultura, seus valores, seus saberes, suas crenças, em meio a tantas adversidades sociais. Fazer esquecer de Zumbi é um crime contra a memória histórica da resistência negra.

A pergunta dos versos de Cuti chama a atenção para essa disputa pelo controle da memória. Segundo Le Goff (2003), é uma das grandes preocupações das classes, dos grupos, dos indivíduos que dominaram e dominam as sociedades históricas tornarem-se senhores da memória e do esquecimento. Manipular o que deve ser lembrado e o que deve ser esquecido é uma estratégia de manutenção do poder. Portanto, o poeta leva o leitor a perceber essas armadilhas discursivas, e, em sintonia com a visão do historiador acima citado, faz, implicitamente, um requerimento para que haja justiça no exercício do lembrar histórico, para que, assim, “a memória coletiva sirva à libertação e não para a servidão dos homens”.