Todas as vidas dentro de mim:
Na minha vida –
a vida mera das obscuras.
(Cora Coralina)

 

 

Cora Coralina, Florbela Espanca ou Frida Khalo?

A pergunta veio em meio a uma live. O tema: as múltiplas escritas femininas, a partir da minha produção literária. A provocação me pegou de surpresa e eu perguntei de volta: posso ser uma mistura das três? Em seguida falei muito superficialmente sobre cada uma, repetindo que sou um pouco de cada. Mas são mulheres bem diferentes! – o entrevistador repete.

Fiquei com os nomes dessas mulheres martelando na minha cabeça. Sem querer ele me dava um mote para este texto.

Sim, concordo. São diferentes. Somos diversas. Estilos diferentes. Espaços diferentes. Vivências diferentes. Todavia há um traço comum entre as três: por vinte e três anos, elas dividiram o mesmo tempo aqui na Terra. Se uma tinha conhecimento da outra, eu não sei. Apenas sei que o tempo era de sofrimento entre tentativas de uma existência plena.

Pensando primeiro em Cora Coralina, a de data de nascimento mais antiga (1889-1985) contudo a mais longeva. Das três, a única cuja vida alcançou meus dias embora na década de 1980 eu ainda não tivesse me dado conta de que escrever era o meu destino. A própria Cora Coralina se fez abrigo para todas as mulheres em seu célebre poema Todas as Vidas, oferecendo um amparo neste pensar. Temos em comum, além da nacionalidade e da origem provinciana, a tardia possibilidade de publicação. Não de escrita ou de textos soltos em jornais. Falo de livros. Ela limitada pelas convenções do seu tempo e pela constante necessidade de transgressão, o que a une a Florbela e Frida. Eu pelos conflitos internos e com um mundo que deu à mulher a oportunidade de independência econômica, talvez por necessidade do sistema, mas manteve firme a cobrança dos papéis sociais estabelecidos por uma sociedade patriarcal.

Em seguida vem a portuguesa Florbela Espanca (1894-1930), por muitos definida como “mais coração”, pela criação de um eu-lírico arrebatado por sentimentos profundos e uma poesia marcada por intenso conteúdo emocional. Viver além-mar não evitou que ela pagasse muito caro pela ousadia de buscar a liberdade. O poema Eu, publicado no Livro de Mágoas (1919) já anunciava: Sou a crucificada… a dolorida… (…) Sombra de névoa ténue e esvaecida/E que o destino amargo, triste e forte, /Impele brutalmente para a morte!”.  Muito cedo se foi. Vencida, talvez, pela hostilidade do mundo. Por volta do mesmo tempo em que seus livros póstumos são publicados, Cora vendia livros dos outros, fazia doces e ganhava na viuvez a liberdade; e Frida, com sérias sequelas de um acidente, casava-se com o pintor Diego Rivera e se frustrava na tentativa de ser mãe.

Chegamos, então, à cultuada mexicana (1907-1954) que tinha na pintura surrealista sua forte expressão. Contrariando a crítica insistia que suas telas não retratavam sonhos, mas a sua própria realidade. Presa a uma cama, repetia: Para que preciso de pés quando tenho asas para voar? O corpo aprisionado pela dor não a impediu de usá-lo a favor do que povoava a sua alma, enfatizando a autonomia sobre essa estrutura que apesar de frágil lhe pertencia. Ainda em vida viu o reconhecimento de sua obra, mas não o mesmo entusiasmo devotado à obra de Diego. Depois de sua morte, ele diria emocionado que ela era poesia e a própria genialidade. Viveu um pouco mais que Florbela, mas também teve sua vida encurtada. A transgressão pode ser vista como ponto unificador de suas vidas, no entanto é a arte produzida que revela em ambas o tom visceral.

Não percebo em mim a transgressora de costumes, apesar de sentir repugnância pela palavra “recatada” como qualificação para mulheres. Sou filha da minha época. Somos todas, mesmo as que não se assumem como feministas por equívocos na compreensão do termo, herdeiras das lutas, artes e coragem das que vieram antes de nós. Reafirmo agora com mais convicção o que respondi intuitivamente e ouso ampliar o entendimento: sim, carregamos um pouco de cada uma dessas mulheres em nós e é nosso dever levá-las às próximas gerações.