Quando estávamos em meio ao fechamento desta edição, o mundo prendeu a respiração: a Organização Mundial de Saúde declarou que o planeta estava – e está – passando por uma pandemia. A Covid-19 causa mortes e tristeza mundo afora, e chegou ao Brasil. Tratada irresponsavelmente por quem mais deveria se preocupar – “uma gripezinha” – e com visível desarticulação nas altas esferas de governo, a pandemia assusta e traz o receio de que saia do controle.

Quem ler essa edição daqui a 15, 20 anos talvez não consiga imaginar o que são dias, semanas, quem sabe meses, em “quarentena”. Grande parte do país está parada. Hoje, em abril de 2020, a maioria dos brasileiros está dentro de casa, usando máscaras para ir à rua – o mínimo possível –, hospitais e profissionais de saúde estão sobrecarregados e esperando muito trabalho pela frente.

Capa da Revestrés#45

Capa da Revestrés#45

E a Revestrés nisso? Assim que disseram que era preciso parar quase tudo, passamos a trabalhar remotamente. Criamos soluções para o que não era possível fazer, como, por exemplo, produzir fotos. Juntos, conseguimos. A edição está pronta. E traz entrevista com um dos mais reconhecidos intelectuais brasileiros: o poeta, historiador e diplomata Alberto da Costa e Silva. Temos matéria com Daniel Munduruku, autor de 52 livros e importante voz da cultura indígena. Em mais uma investida no cinema nacional, conversamos com o diretor Karïm Ainouz e a atriz Bárbara Santos sobre A Vida Invisível, que quase nos representou no Oscar. Trazemos reportagem sobre ilustradoras e ilustradores que estão criando histórias críticas e identitárias, e também nossos olhares e os de gente que convidamos, sobre fotografia, país, mundo. E ainda homenageamos Padre Florêncio, um dos grandes nomes da Educação no Piauí.

Pronta a edição: o que fazer? Tornou-se impossível imprimi-la e distribui-la, não só pelas recomendações das autoridades, mas por querermos adotar postura cidadã e responsável: não pôr em risco nenhuma pessoa envolvida na cadeia de produção e distribuição. A solução foi fazê-la circular digitalmente. Em caráter excepcional, esta Revestrés será enviada digitalmente para assinantes, anunciantes, parceiros e para quem nos solicitar o envio. Poderá ser baixada na Internet e compartilhada.

Apesar da Covid-19 e da ausência de governo em época de insegurança total, sem nenhuma ação do Ministério da Cultura para socorrer artistas, publicações e produção cultural, Revestrés insiste. Continuamos resistindo e apostando na cultura. É nossa forma de contribuir para que seus dias corram um pouco mais leves.
E pedimos: fique em casa. Lave sempre as mãos com água e sabão. Cuide das pessoas que você ama. Tenha paciência.

Vai passar.

Editorial da Revestrés#45, Por André Gonçalves

Para baixar ou ler gratuitamente essa edição CLIQUE BAIXE O PDF (link para pdf) OU LEIA ONLINE (link issuu).

💰 Continuamos com nossa campanha no Catarse.
Ajude Revestrés a continuar produzindo jornalismo independente: catarse.me/apoierevestres