Em maio de 2021, enquanto milhares de manifestantes começavam a ir às ruas para pedir o impeachment do presidente, uma foto de autoria desconhecida passou a circular nas redes sociais: uma xícara de café, acompanhada de biscoitos com os dizeres: #ForaBolsonaro. 

A imagem, além de intensamente compartilhada, também estimulou algumas pessoas a confeccionarem o biscoito como uma maneira de se manifestar politicamente. A receita desse sucesso foi bem simples: juntou a insatisfação com o governo, a necessidade de isolamento social e a vontade de construir uma rede mais consistente de pessoas protestando de diversas formas. No modo de preparo, o mote foi uma mistura uniforme de desejo de mudança. 

Quando viu a imagem, Melissa, produtora de artes no Rio de Janeiro, achou que fosse montagem mas, logo em seguida, pensou em utilizar a ideia para presentear amigos que também compartilham do mesmo sentimento. “Isso aconteceu na primeira manifestação contra o governo, entre maio e junho, e ali eu já recebi algumas encomendas”, comenta. 

Como as ofertas de trabalho para ela e o companheiro estavam cada vez mais escassas em razão da pandemia, vender os biscoitos veio como possibilidade de ter algum retorno financeiro em meio à crise econômica brasileira. “Mas é para ser temporário, até a gente conseguir voltar a trabalhar na nossa área”, explica. “Inclusive essa temática a gente também espera que seja temporária”, acrescenta, ao se referir ao desejo de que Bolsonaro (sem partido) deixe a presidência. 

Os biscoitos são uma forma de protestar mais leve e com senso de humor” – Raíssa Accarini

A foto também chegou a Raíssa Accarini em Araraquara, São Paulo, que prontamente adquiriu a fôrma para a confecção dos biscoitos com Manuel Guerra, pernambucano que trabalha com impressão 3D. A linha de produção dos biscoitos políticos seguia conectando, de ponta a ponta do país, pessoas com a mesma indignação, em um protesto gastronomicamente silencioso. A sacada de Manuel ao criar as fôrmas rendeu mais de quinhentos pedidos em um mês. Além do #forabolsonaro, as mais pedidas são: #Lula2022, #Imunizado, #VivaoSus e #VivaACiência. “Mas também recebi pedidos de frases a favor do governo”. Esses, ele afirma que dispensa de imediato. 

Quanto aos biscoitos, Raíssa conta que já chegou a produzir 200 por dia. “Atualmente envio, em média, 400 biscoitos por semana e tenho lista de espera de 40 pedidos”, comenta a confeiteira, que também é bióloga e, além dos biscoitos, divide o tempo com outras funções, como terminar uma tese de doutorado, ser professora e voluntária em uma instituição social.  

A demanda de pedidos também é alta no Rio de Janeiro. Melissa tem fila de espera com pedidos encomendados até o fim do ano. “A procura aumentou muito desde maio”, comenta Melissa, que produz cerca de mil unidades por semana. Além das redes sociais, ela também coloca os biscoitos à venda na loja de uma amiga na cidade. 

#ForaBolsonaro pelo país 

O aumento da procura também vem gerando uma rede de #forabolsonaro nos biscoitos pelo país. Com a alta procura, aqueles que confeccionam se conectam para conseguir dar conta. “Às  vezes a gente indica produtores que moram mais próximos dos clientes, mas o oposto também acontece”, comenta Melissa. Essa troca também se dá com a receita dos biscoitos. “Eu compartilho a receita com quem mora longe, o frete é alto e elas pedem para eu explicar como faz”, complementa Raíssa Accarini. O compartilhamento da receita é uma alternativa para espalhar a mensagem. “Os biscoitos são uma forma de protestar mais leve e com senso de humor”, acrescenta. 

“As pessoas querem muito postar o biscoito nas redes, como se fosse um cartaz, para ter a aprovação de seguidores e também mostrar seu pensamento. Elas montam mesa com xícara de chá ou café e fazem a foto. É uma biscoitagem com propósito”, acrescenta Melissa. “Em época de  manifestação isso aumenta, porque é algo que as pessoas querem que aconteça”, ela diz. A intensificação da produção, venda e consumo dos biscoitos demarca a máxima: comer também é um ato político. 

 

 

Receita do Biscoito 
#ForaBolsonaro 

Por Raíssa Accarini 

Ingredientes 

Margarina; Açúcar; Ovos; Farinha de Trigo. 

Modo de Fazer 

Bata na batedeira um ovo, duas colheres de margarina e uma xícara de açúcar. Em seguida, adicione duas xícaras de farinha de trigo, enquanto vai sovando com a mão. Quando a massa ficar maleável, embale em um papel filme e coloque na geladeira por uma hora. Após o período, estique a massa com o rolo, sempre polvilhando com farinha. 

Com a massa pronta, corte os biscoitos utilizando a fôrma #ForaBolsonaro e coloque em uma fôrma para assar no forno com papel manteiga ou antiaderente. 

As compras podem ser feitas pelo instagram das vendedoras: @raissainwonderland e @santaatelier 

***

Publicado na Revestrés#50. 

 Compre esta edição avulsa e receba em qualquer lugar do Brasil: Compra online:  https://loja.revistarevestres.com.br/produtos/revistas/50

💰 Ajude Revestrés a continuar produzindo jornalismo independente. Apoie nossa campanha no Catarse, a partir de R$ 10,00 (dez reais): catarse.me/apoierevestres

ESSA EDIÇÃO TEM APOIO CULTURAL DA EQUATORIAL ENERGIA POR MEIO DO SIEC (Sistema Estadual de Incentivo à Cultura) da SECRETARIA DE CULTURA do GOVERNO DO PIAUÍ.