Na parede do restaurante as fotografias contam a história dos quase 76 anos de vida de Miguel Pereira da Costa. “Mas eu sou conhecido como Miguel da Buchada”. Os registros com a família, amigos e clientes decoram o ambiente simples e acolhedor, em que há mais de 40 anos serve pratos típicos da região nordestina, especificamente um dos pratos mais exóticos: a buchada de bode.
A receita, que aprendeu com a mãe já rodou pelo Brasil cativando paladares. “Com 8 anos, eu estava aprendendo a fazer buchada. Tratando carne de bode, de boi. Minha vida sempre foi assim”, lembra com saudosismo. O ex goleiro do River teve um passado de glória no futebol. Mostra fotos da parede, orgulhoso dos campeonatos que participou. Segundo ele, até os 68 anos estava em forma e ainda jogava bola. “Eu tenho seis títulos. quatro como goleiro e dois como lateral direito”, enfatiza. Ele ganhou as premiações jogando pelo Juventus da Piçarra, Seleção zona sul e Cruzeiro, em Teresina.
Mas a vocação de Miguel não era exatamente o gramado. Com família numerosa para sustentar, 12 filhos, colocou adiante o que sabia fazer de melhor: cozinhar. O prato carro chefe deu nome ao empreendimento culinário “Miguel da Buchada”, com a primeira sede na Avenida Miguel Rosa, Zona Sul de Teresina, em 1977.
(matéria completa na Revestrés#40 – março-abril de 2019).