Herman Torres / Salgado Maranhão

 

Sem você a vida pode parecer

Um porto além de mim

Coração sangrando

Caminhos de sol no fim.

 

Nada resta

Mas o fruto que se tem

É o bastante pra querer

Um minuto além

Do que eu possa andar com você.

 

Te amo

E o tempo não varreu isso de mim

Por isso estou partido e tão forte assim

O amor fez parte de tudo que nos guiou

Na inocência cega

No risco das palavras e até

No risco da palavra amor.

 

Numa tarde ensolarada – tipicamente carioca – atendi ao telefonema do compositor Herman Torres, que me convocava, às pressas, para ir à sua casa ajudá-lo a compor uma canção a fim de reconquistar sua mulher, que tinha ido embora. Em 30 minutos nasceu “Caminhos de Sol”, que, milagrosamente, cumpriu sua missão. A música foi um sucesso absoluto na voz de Zizi Possi, e – mais tarde – com o grupo Yahoo virou tema da novela “A Viagem”, da TV Globo.

 

Mas a história dela  não se resume a isto. Tem desdobramentos: além de restaurar o casamento do meu parceiro (tiveram até um outro filho depois disso), foi nosso primeiro sucesso nacional. Tocava toda hora nas rádios do Brasil afora. Se ia a um restaurante, lá estava a música tocando; se ligava a tv, lá estva a Zizi cantando e falando de nós. No dia em que fui ao banco, receber os direitos autorais, tomei um grande susto, tinha tanto dinheiro que eu pensei que nem fosse meu. Devagar olhei o extrato, dei uma  volta, tomei um café, e procurei diretamente a arrecadadora para confirmar, e, para minha alegria, estava tudo certo.

No final daquele ano, pude realizar um sonho que, até hoje, quando lembro, meu coração fica doce:  comprei (em Teresina) uma casa para minha mãe. De lá para cá, essa música continua dando muitas alegrias a mim e a tantos apaixonados que ainda acreditam no poder do amor.

(Publicado na Revestrés#29, Fevereiro/Março 2017)