Sônia Sobral

Sônia Sobral

01 Livro

Crise e Insurreição. Comitê Invisível. Editora N-1. É o que estou lendo agora. Preciso compreender um pouco esse momento agudo do mundo. O comitê invisível é um coletivo de pensadores, filósofos, ativistas anônimos. Só isso já incita, é um gesto político, ‘revolucionário porque sensível’ e sem autor.

02 Filme

O Botão de Pérola de Patricio Guzmán  (Chile)

As Montanhas se Separam  de Jia Zhangke  (China)

São filmes que vi muito recentemente e que ainda ecoam em mim. Além de serem lindos, trabalham a própria linguagem cinematografica – o primeiro do documentario e o segundo da ficção – reconfigurando e tornando a linguagem (e não apenas o assunto) ainda mais poética.

03 Música

A Mullher do Fim do Mundo. Não paro de ouvir esse CD desde que vi o show. Pra mim o mais lindo e mais forte que assisti neste século.

04 Cantora

Elza Soares. Porque é a mulher do fim do mundo.

05 Teatro

Projeto Brasil.  Companhia Brasileira de Teatro (Curitiba)

Uma das cias de teatro desse país que mais dizem ao meu coração. O Projeto Brasil me ajuda a gritar nessa época de medo.

06 Apostem nesse artista

Apostemos em artistas, em cientistas, nos secundaristas, no tempo, no fluxo, na diferença, no devir, nas pequenas luzes.

07 Um artista referência

Pina Baush

Mudança de paradigma. Mudança pra melhor.

08 Dança

Bull Dancing.  Marcelo Evelin. Demolition Incorporada

Conheci esse artista ou essa produção de sentido através dessa obra. Conhecer um criador no sentido de receber uma perspectiva de mundo que não se tinha antes.

09 Lugares

Pernambuco, Uruguai, Pará, Portugal, São Paulo.

Porque gosto, simplesmente.

10 O que fazer para se inspirar

No meu caso, vir pro CAMPO

(Publicado na Revestrés#26 – Agosto/Setembro 2016)

Foto: Maurício Pokemon