Selma Peres tem formação em Ciências Sociais, é autora do blog Cartas Desaforadas e mãe de Isa e Júlia

Revestrés#23

Foto: Nely Rosa

Nely Rosa (148)

 

1 – Livro – ‘O Filho de Mil Homens’– Valter Hugo Mãe nos faz mergulhar nos sonhos e nos revela Crisóstomo, pescador cheio de afetos que inventa uma família. Através da teia entre os personagens, nos atormentamos com a força bruta da solidão, com o incontido desespero da compaixão, o chorume fétido que alimenta preconceitos, o medo de encararmos nossas vontades reprimidas, mas, também, com a beleza insustentável de amar e de se ter esperança.

2 – Um filme – ‘O escafandro e a borboleta’ (Julian Schnabel) Adaptação da autobiografia de Jean-Dominique Bauby, editor da Elle, que sofre um acidente vascular cerebral e fica encarcerado em seu próprio corpo, seu escafandro. Revolta, ódio, fúria, desespero, medo e solidão arrastam cada minuto de sua vida, até que consiga encontrar significado na própria existência a partir dos suaves voos conquistados com a borboleta. Uma lição profunda de gratidão e humildade.

3 – Um lugar – A casa dos meus pais, em Piripiri.

4 – Música – O Estrangeiro (Caetano Veloso) – Pela linda e rebuscada articulação de palavras mas principalmente porque “eu, menos estrangeiro no lugar que no momento, sigo mais sozinho caminhando contra o vento e entendo o centro do que estão dizendo” como também sempre “estão às minhas costas um velho com cabelos nas narinas e uma menina ainda adolescente e muito linda”.

5 – Exposição – Retrospectiva de Joana Vasconcelos, no Museu Coleção Berardo, em Lisboa (2010). Através das cores, formas, texturas e elementos há uma sutileza triste e desmerecida na distância entre o universo feminino e o cotidiano machista ao qual nós, mulheres, somos subjugadas. Destaco: O Coração Independente Vermelho (feito de talheres de plástico translúcidos); Marilyn (dois sapatos de saltos formados por panelas e tampas de aço inoxidável) e A Noiva (lustre imenso feito com absorventes íntimos).

6 – Na internet – Crônicas, contos e poemas em geral (www.facebook.com/cartasdesaforadas/) Netflix: Séries, entre elas Game of Thrones, Narcos, Orange is the New Black (www.netflix.com/br/) YouTube – Shows como o da Bethânia: Noite Luzidia (www.youtube.com/watch?v=mnK1Gx8ARQQ)

7 – Um programa – Praia, cinema, samba e cerveja, não necessariamente nessa ordem.

8 – Uma saudade – Da minha infância, sempre.

9 – Uma vontade – Viajar pro México no verão de 2016.

10 – O que dizer agora – Somos todos tão diferentes. Sinto-me cercada por estranhos que me entendem. E os tantos conhecidos não me compreendem nem fazem a mínima questão. Noutra noite vi a lua e ela nem esteve tão bonita assim, tão redonda assim, tão brilhante assim. Desprendi-lhe certa contemplação muito mais pela perspectiva de que tantos, naquele exato instante, olhavam para ela. Somos todos estrelas e satélites: seguimos trajetórias, explodimos e acabamos infinitamente desconhecidos.