1. Uma música

Ensacado (Cátia de França). Conheci Cátia na Paraíba, uma pessoa muito simples, que tem uma longa carreira e ainda hoje não consegue ter um plano de saúde. Cátia, ainda na década de 1970, lançou trabalhos revolucionários, e está na ativa até hoje. 

  1. Alguém que deve ser escutado

João Narcoliricista. 

  1. Um trabalho que você curtiu fazer

Foi uma experiência muito intensa ter gravado Tupi Machine – Ao vivo na sala do estar. Esse trabalho foi feito com muitos amigos talentosos como Kilito Trindade, João Narcoliricista, Tânia Nery, Mudo… Um dia antes da filmagem a mãe do meu filho Tomé foi internada com um problema de saúde, e pensei muito em desistir de fazer esse trampo. Foi uma luta dura, mas com essa galera fortalecendo, conseguimos. 

Hugo dos Santos | Foto: Maurício Pokemon

  1. Um livro

Assim falou Zaratustra(Nietzsche). Li esse livro algumas vezes, e durante anos ele ficou ao lado da minha cama, abria em qualquer página e lia um pouco. 

  1. Um lugar

Luis Correia, Piauí. 

  1. Um clip

Racionais, Vida Loka ll. 

  1. Um instrumento

Violão. Esse instrumento me acompanha da adolescência até aqui. Esteve comigo nos momentos difíceis e em muitas alegrias. 

  1. Composição é…

Componho pra desaguar minhas impressões sobre tudo. Mas é incrível quando acontece de me perceber apenas como um instrumento de passagem de energia, quando a música vem pronta e você sai escrevendo, cantando e tocando, como se já conhecesse tudo que está fazendo naquele momento. Faço também muitas composições mentalmente, sem escrever ou tocar, parecido com o processo de lembrar de uma música já existente. Na maior parte das vezes não fico satisfeito com a composição, e se isso acontecer deixo aquela música ir embora. 90% das canções que fiz foram embora. 

  1. Ser artista é…

É viver o absurdo. É desaprender. 

  1. O que esperar de 2021?

Espero que em 2021 possamos voltar aos palcos da vida, que possamos respirar melhor. 

***

Hugo dos Santos lançou quatro discos solo e, com Jean Richard (DJ PTK), formou o duo Tupi Machine. Tocou e colaborou com as bandas Captamata, Regaplanta, Fragmentos de Metrópole, Trinco, Flip e Ultrópico Solar. Produtor cultural, realizou os festivais Transpira (música), Curva (parceria com o espaço Campo, com várias linguagens artísticas) e Cultura do Bem (atividades culturais para crianças em tratamento do câncer).

***

Para conhecer mais do Tupi Machine, não deixe de ver o vídeo abaixo.

 

Direção: Cleiton dos Santos(Mudo/Rua 2 Filmes) e Hugo dos Santos.

Câmeras: Javé Montuchô e Cleiton dos Santos(Mudo/Rua 2 Filmes).

Montagem: Cleiton dos Santos(Mudo/Rua 2 Filmes) e Hugo dos Santos.

Finalização: Cleiton dos Santos(Mudo/Rua 2 Filmes).

Figurino: Phillip Marinho.

Captação de Áudio: Júnior Audmus

Mixagem e Master áudio: Sandoval/Black room estúdio.

Texto/Performance em Eu Quero Tocar Com Você: Kilito Trindade

Música “Sobretudo”: Real Narco Liricista Instagram: https://www.instagram.com/tupimachine…

 

Publicado na Revestrés#47. 

 Compre esta edição avulsa e receba em qualquer lugar do Brasil: www.revistarevestres.com.br 

LEIA AQUI A REVESTRÉS#47 COMPLETA

BAIXE AQUI A REVESTRÉS#47 EM PDF 

💰 Ajude Revestrés a continuar produzindo jornalismo independente. Apoie nossa campanha no Catarse, a partir de R$ 10,00 (dez reais): catarse.me/apoierevestres