José de Arimathéa Tito Filho nasceu em Barras, norte do Piauí, em 27 de outubro de 1924, filho do desembargador José de Arimathéa Tito e de Nise Rego Tito. 

Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, sempre esteve ligado ao magistério e às letras: foi professor de OSPB, Sociologia, Língua e Literatura Portuguesas e diretor do Colégio Estadual. 

 

Foi um dos fundadores e primeiro presidente da Associação dos Jornalistas Profissionais do Estado, em seguida transformada em Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Piauí. Ocupou cargos como Secretário de Cultura e de Educação do Estado, e presidente da Academia Piauiense de Letras (APL) por 21 anos. Escreveu para jornais e revistas piauienses e nacionais, atuou no rádio e produziu trinta e seis livros como historiador, cronista, poeta, filólogo, lexicólogo, biógrafo, geógrafo, humorista, pesquisador, sociólogo, jurista e crítico literário.  Além de sua produção literária, foi um ardoroso defensor e divulgador das artes cênicas e das artes plásticas, tendo atuação destacada em favor do Theatro 4 de Setembro. 

Arimathéa Tito Filho deixou uma marca definitiva de seu trabalho na cultura e na memória do Piauí. 

Arimathéa Tito Filho é o nome da Revestrés#40 – março-abril de 2019.