Entre os dias 23 e 27 de novembro acontece o Trisca – Festival de Arte para Criança. É a primeira edição do evento que vai contar com uma programação repleta de espetáculos, oficinas, bate-papos e mostras de cinema infantil. São grupos locais e nacionais que trarão teatro, dança, música e imagem voltada para o público infantil.

Dentre as atrações estão a Roda Curumim nos Sertões de Dentro, do grupo Valor de Pi e Vagner Ribeiro, que vai reunir o público mirim em um espetáculo de música e literatura. A arte circense também vai invadir o festival com o Grupo Corpos de Teatro Independente em parceria com o Grupo Teatro Oficinão.

A turma do Os Tapetes Contadores de História, do Rio de Janeiro, também são atrações da programação. No espetáculo “História de Outros Povos”, a ideia é utilizar objetos como tapetes, painéis, malas, aventais, roupas, caixas e livros de pano como cenários de contos infantis autorais e populares de origens diversas.

os-tapetes-contadores-de-historia-foto-divulgacao-trisca

Os tapetes contadores de história. Foto: divulgação

A programação ainda abriga artes visuais, exposições, brincadeiras e oficinas de desenho, música e equilíbrio. Destaca-se ainda a exposição do Jardim Sensorial, que promete ser uma experiência artística que estimula o ver, mexer, sentir e ouvir.

O propósito do festival partiu de uma linguagem típica do universo das crianças, o de interagir e reúne três eixos: ver, ouvir e tocar. Dentro da programação acontece também bate-papos que trarão artistas, pesquisadores, escritores e educadores nacionais e locais, no sentido de debater questões contemporâneas do universo infantil entre educadores, artistas e gestores.

O Trisca tem direção artística do Canteiro (Criação, Produção e Práticas artísticas), patrocínio do Governo do Estado do Piauí por meio da Secult e realização do Serviço Social do Comércio (Sesc) Piauí.