Se é difícil classificar Torquato Neto, “Torquato Imagem da Incompletude” não tem qualquer preocupação com isso. O filme teve estreia nessa quarta (7 de abril) e segue até o domingo (dia 11) em exibição no Canal Curta e apresenta uma reflexão aberta sobre as obras e o pensamento dos últimos anos de produção de Torquato Neto. São discutidos, em especial, a revista “Navilouca”, o filme “Terror da Vermelha”, a coluna “Geleia Geral” e a polêmica Cinema Novo X Marginal, entre outras passagens importantes da cultura brasileira dos entre os anos 1969 a 1972, ano da morte de Torquato.

“Torquato Imagem da Incompletude” | Foto: Divulgação

Os diretores Guga Carvalho e Danilo Carvalho entrevistaram artistas visuais, curadores, cineastas sobre o trabalho de Torquato. No filme há depoimentos como de Neville DÁlmeida, Cacá Diegues, Tadeu Jungle, Anna Bella Geiger, Paula Gaitán, Carlos Vergara, Antonio  Manuel, Edmar Oliveira, Paulo José Cunha, Durvalino Couto, George Mendes, entre outras pessoas que conviveram com Torquato, no Rio de Janeiro e em Teresina. Há também participações de quem não conviveu com Torquato, mas se dedica ao cinema, como o documentarista Douglas Machado, e interpretação de textos por poetas como Thiago E. Os grandes destaques do filme são a qualidade dos depoimentos e a boa costura feita entre eles.

Cacá Diegues | Foto: B&T Audiovisual

A pesquisa do documentário nasceu há quatro anos, a princípio para uma exposição, com curadoria de Guga Carvalho, pesquisador em artes visuais. Na época, ele e Antônio de Noronha produziram o livro de fotografias “O Filme Perdido”, que trata do filme “Adão e Eva – Do Paraíso ao consumo”. Em 1972, um grupo formado por Torquato Neto, Carlos Galvão, Edmar Oliveira, Arnaldo Albuquerque, Claudete Dias, Antônio de Noronha, gravou esse filme em Super 8. Mas ele acabou se perdendo e tudo o que resta são as imagens que foram parar no livro.

“Torquato Imagem da Incompletude” além dos ricos depoimentos, tem trechos de filmes em super 8, de jornais em mimeógrafo, poemas visuais e ideias que nunca saíram do “papel”, mas geraram e continuam gerando importantes discussões entre artistas e pensadores de cultura. A ideia do filme é continuar discutindo Torquato.

Fique atento às próximas exibições no Canal Curta:

Dia 09/04 – sexta-feira – 10h25 
Dia 10/04 – sábado – 15h35 
Dia 11/04- domingo – 22h40

Veja o Trailer oficial: