Com subtítulo “A história de uma mulher que fez do sexo ganha-pão e luta”, o livro “Prostituta é Comunidade”, da jornalista Vitória Pilar, mergulha nas experiências pessoais de Célia Gomes, fundadora da Aprospi (Associação das Prostitutas do Piauí), que dedicou a vida à defesa dos direitos e bem-estar das profissionais do sexo no estado, tornando-se exemplo para o ativismo em torno dos direitos humanos.

A obra é fruto de pesquisa jornalística e de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) realizados por Vitória, que entrevistou Célia e outras pessoas envolvidas na sua história. A jornalista também fez um trabalho de campo na Vila Irmã Dulce, comunidade populosa na zona sul de Teresina, que Célia ajudou a fundar no final da década de 1990 e onde vive e trabalha.

“Esse é um livro que incomoda já no título. Incomoda quando se fala dele. Vai incomodar quando for visto na sua prateleira, quando a autora e sua biografada estiverem falando sobre isso nos mais diversos espaços mundo afora”, assina a professora de jornalismo da UESPI (Universidade Estadual do Piauí) e orientadora do trabalho, Sônia Carvalho, no prefácio do livro. “Ouvir da Célia: ‘eu não sou culta’ me fez discordar. Ela é culta, transgressora e transformadora e faz pelos vulneráveis algo lindo e significativo, a começar pela quebra da dura sensação de solidão”.

O lançamento do livro contará com a presença da autora e da biografada, Vitória e Célia, que farão sessão de autógrafos. O livro será vendido pelo valor de R$ 50,00 e pode ser adquirido também pelo número (86) 99462 3806 ou pela rede social da autora @vitoriasousapilar (Instagram).

Sobre a autora:

Vitória Pilar é jornalista formada pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Como repórter, atuou nas redações do Portal AZ, Portal G1 PI, O Estado do Piauí, Revista Piauí e Revista Revestrés. Já recebeu premiações e menções honrosas por suas reportagens e tem dedicado grande parte de sua atuação na carreira científica, jornalística e na comunicação para denunciar e discutir impactos da desigualdade social na vida de mulheres, a população negra, LGBTQIA+ e o meio ambiente.

LANÇAMENTO DO LIVRO “PROSTITUTA É COMUNIDADE”:

Dia: 27 de outubro

Hora: das 16 às 20h

Local: Maria Café (Rua Eletricista Guilherme, bairro de Fátima).

Autora: Vitória Pilar

Editora: Arisca.

***