_mg_0027

Foto: Emerson Mourão

No mês de novembro acontece a AYO – Batucar, Cantar e Dançar, atividade do projeto Nuvem, que se dá desde setembro em Teresina e alia um conjunto de ações que envolvem arte, criança e cidade.

Em yorubá, Ayo significa alegria, e traz como proposta experiências em torno da cultura afrobrasileira com os artistas Elismar Júnior e Vanessa Nunes entre os dias 07 e 12 de novembro das 17h às 19h no CEU – Centro de Artes e Esportes Unificado do bairro Santa Maria da Codipi.

A ideia, segundo os artistas, é utilizar esta metáfora  para desenvolver ações simples com as crianças como se espalhar pelo espaço como o vento, escorrer como a água e ser forte como as rochas e experimentar no corpo os elementos e imagens que fazem parte da simbologia e do universo afrobrasileiro, como as florestas, bichos e elementos naturais.

O projeto toma emprestado a metáfora da “nuvem” para passear por diferentes lugares da cidade, concentrando pessoas em encontros e experiências que podem tomar muitas formas.

A primeira foi denominada Carimbo e consistiu em experiências sensoriais e práticas artísticas combinadas e propostas pela curitibana Anita Gallardo. A ação foi voltada para crianças com deficiência intelectual do Centro Integrado de Educação Especial (CIES), localizado no bairro Ilhotas de Teresina.

“Nuvem: como pensar arte, criança e cidade?” segue até dezembro deste ano em que, cada nuvem, com uma denominação diferente, concentra-se por volta de uma semana em um local específico e depois passeia pela cidade.

A ideia é criar novas experiências artísticas para a infância além das já formatadas pelo consumo e entretenimento. O projeto é uma realização do Canteiro, uma plataforma independente criada pelas artistas Layane Holanda e Soraya Portela e pela produtora Humilde Alves.