A maior mostra de cinema brasileiro contemporâneo no Piauí chega em sua sétima edição e faz três dias de exibições de filmes, vídeo exposições, bate-papo com produtores do audiovisual, oficina e shows. Após uma edição online, em meio a pandemia, a Parada de Cinema volta a ser um espaço de encontro e trocas das mais diversas expressões – o centro de Teresina configura-se, então, como lugar propício para intervenções artísticas através da imagem e das possibilidades do vídeo.

“Quando a Tássia me falou sobre a ideia de realizar a mostra no Stouradas eu senti um grande reconhecimento do centro como espaço multicultural”, diz Richard Henrique, produtor, dj e idealizador do espaço. “Sempre fui espectador e público da Parada, admirando-a pela trajetória e como evento grandioso, daqueles que toda capital tem que ter, sabe?”, comenta.

Além das exibições dos filmes, duas galerias estarão exibindo exposições audiovisuais (“Aparições”, Datan Izaká e “Milagres Mistérios”, de Bruno Moreno). Após os filmes e os debates, a área aberta se transformará em palco para apresentações musicais e set de djs.

Para a diretora e curadora da Parada de Cinema, Tássia Araújo, ocupar espaços no centro da cidade é também uma forma de falar diretamente do universo Queer, sempre tão presente na mostra. “O centro nunca deixou de ser esse espaço de marginalidade e resistência, então fazer uma conexão com espaços culturais que estão reunindo jovens, pessoas LGBTQIAP+ e que estão abertos para ocupações provocativas é algo que engrandece todos os movimentos”, diz a organizadora.

Serviço: 

Parada de Cinema #7 

Quando: dias 19, 20 e 21 de agosto

Onde: Centro Multicultural Stouradas – Rua Lisandro Nogueira, 1310, Centro-Sul – Teresina.