A Parada de Cinema está com convocatória aberta para a 5ª Mostra de Cinema Brasileiro Contemporâneo, a acontecer de 2 a 6 de maio de 2018. A Parada de Cinema é um evento independente de audiovisual no Piauí, que proporciona o intercâmbio de produtores, oficinas, shows artísticos e exibições gratuitas.

As inscrições para a Mostra acontecem até o dia 18 de março – os interessados devem conferir o edital e inscrever-se através do email convocatoriadecinema2018@gmail.com. A chamada é para filmes curta-metragem, longa e média-metragem. O edital dispõe de premiação de 1.500,00 para os quatro filmes longa-metragem selecionados e 1.000,00 para os curtas.

Além das exibições, o evento traz oficinas, minicursos, shows e disseminação da produção artística local. Todas as atividades são gratuitas e acontecem na Casa da Cultura e Sala Torquato Neto em Teresina. A Parada de Cinema 2018 é uma realização do Instituto Punaré/Canteiro e tem apoio da Secretaria do Audiovisual, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Invisibilidade

A Parada de Cinema 2018 quer discutir a diversidade cultural, nos discursos narrativos, nas estéticas e nas autorepresentações da produção cinematográfica que é feita hoje. Pensando nisso, o tema deste ano é Invisibilidade. “O recorte curatorial vai reunir filmes que se arriscam a expandir e desmontar as representações históricas de classe, cor, gênero e os esteriótipos femininos”, explica Layane Holanda, produtora executiva da 5ª edição.

Além da Mostra de Cinema Brasileiro Contemporâneo, a Parada de Cinema 2018 está com convocatória aberta para a Mostra Empodera, a primeira experiência em co-produção. Esta seleção será para projetos de audiovisuais exclusivamente de mulheres piauienses. O pojeto escolhido será viabilizado pelaorganização, com a premiação de R$2.600,00. “O cinema ainda é um tipo de produção elitista e machista”, critica Tássia Araújo, curadora e diretora geral da Parada.“Eu, como mulher, sinto que é uma missão que eu devo agarrar, de causa, afeto, representatividade, ocupação e resistência”.