A Exposição “Nêga Ana: cores, amores e artes amarantinas” será aberta neste sábado (13/03), às 18h, na Casarão Cultural de Amarante, com obras da artista amarantina, como telas, telhas, luminárias, jarros e outras peças. 

A Casarão Cultural, localizada na Ru das Flores, apresenta espaços que fazem homenagem a personalidades da cidade de Amarante, localizada a 170 quilômetros da capital, Teresina, e com cerca de 20 mil habitantes. Os principais espaços da casa são: a galeria Nega Ana, a sala de dança Sibita e o hostel Rosimary. A galeria foi inaugurada com a exposição “Ré-Trans-Poctiva”, com ilustrações de Vicente de Paula, jornartista (jornalista artista) que está realizando residência no Casarão.  A exposição “Nêga Ana” tem curadoria das artistas Negro Val, Vicente de Paula e Paulo Gomes, coordenadoras da Casarão Cultural e com experiência em artes cênicas, musicais e gráficas.

Ação artística realizada na comunidade Mimbó, em Amarante | Foto: Vicente de Paula

Na sala dedicada à Sibita, além de aulas de dança e teatro, estão previstas, para o segundo semestre do ano, apresentações de espetáculos, performances e outros eventos. O hostel Rosimary é um espaço com opções de refeições e roteiros turísticos, com rotas ecológicas e culturais da região banhada pelos rios Parnaíba, Mulato e Canindé. 

Aulão de dança da rua, sob a coordenação de Negro Val. | Foto: Vicente de Paula

A ideia do trio de artistas que coordena a Casarão é, por meio de ações artísticas, dialogar com diferentes grupos da cidade e discutir pautas como  o combate a violência, gênero, sexualidade, raça, emancipação econômica e social.

O Casarão já realizou exposições, lives com diversos artistas, aulas abertas de dança e o festival Sankofa, em parceria com o Encrespa Amarante.

A visitação para “Nêga Ana” cumpre protocolos sanitários e exige distanciamento e uso de máscaras. Peças da artista estarão à venda na lojinha de souvenires da Casarão Cultural.

 

  • Funcionamento: Segunda à Sábado de 09:00 às 21:00 horas, com intervalo para almoço das 13:00 às 15:00 horas.
  • A Casarão realiza projetos gratuitos voltados à interação da comunidade como aulões de dança, exposições, oficinas, residências artísticas e outras ações voltadas à arte e cultura popular.
  • As aulas têm preços acessíveis a ser negociados com os professores.