A Companhia de Teatro do Kaos, de São Paulo, volta ao Piauí com o espetáculo Os sapatos que deixei pelo caminho. A peça, com duração de 60 minutos, será apresentada nos dias 25 e 26, no Cineteatro de Oeiras, e no domingo (29), no Theatro 4 de Setembro, em Teresina. A entrada é franca.

Com argumento de Lourimar Vieira, escrita por Cícero Lopes e dirigida por Marcos Felipe, a peça Os sapatos que deixei pelo caminho leva o espectador a acompanhar as aventuras e desventuras de Poim, personagem central nascido no povoado de Sabiá, município de Oeiras, no Piauí. O apelido define o “mirradinho, pouquinho de gente”, vindo à luz em maio de 1964, semanas após o golpe militar que implantou a ditadura no Brasil.

Os sapatos que deixei pelo caminho

Os sapatos que deixei pelo caminho

A dramaturgia criada em processo colaborativo tem viés biográfico. Pontua a trajetória do menino/moço/adulto em seus laços de família afrouxados pela morte do pai, seguido da migração da mãe do nordeste para o sudeste, precisamente o litoral paulista, para onde ele também rumará compondo o núcleo ao lado das irmãs. O abuso na infância, o preconceito devido à origem e à afirmação de sua sexualidade são alguns dos conteúdos expressados com recursos da performance. Múltiplos atores são o protagonista e interagem com bonecos e máscaras.

O espetáculo já foi selecionado para 11 importantes festivais de teatro e representou o Brasil no 8º Ciclo de Teatro Brasileiro que aconteceu em Arcos de Valdevez em Portugal. A peça se apresentou em Teresina em 2015 no Festival de Teatro Lusófono (Festluso) e em dezembro de 2016 durante o 5º Festival Nacional de Teatro de Floriano.