Christinegreiner_bob-paulin_perfil

Foto: Bob Paulin

No dia 1º de fevereiro, nesta quarta-feira, a teórica e pesquisadora da dança Christine Greiner (SP) estará em Teresina em encontro aberto ao público no Campo a partir das 19h. Greiner fará acompanhamento teórico do processo de construção do espetáculo Dança Doente, de Marcelo Evelin/Demolition Incorporada, com estreia confirmada para maio deste ano.

O encontro será uma conversa sobre os livros “Leituras do Corpo no Japão” e “Fabulações do Corpo Japonês”. “A pesquisa que gerou estas duas obras antípodas partiu da proposta de uma metodologia de deslocamentos para estudar percepção e cultura, corpo e rede de afetos, dispositivos de poder e alteridades. Neste encontro vou compartilhar questões, imagens e pequenas histórias que me acompanham desde 1983 quando comecei a estudar o Japão”, conta Christine.

Greiner é professora livre-docente do Departamento de Linguagens do Corpo da PUC-SP. Ensina no curso de graduação em Artes do Corpo e no Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica, onde coordena desde 1998 o Centro de Estudos Orientais. É autora dos livros Leituras do Corpo no Japão (2015), Corpo em Crise (2010) e Corpo, pistas para estudos indisciplinares (2005) entre outras coletâneas e artigos publicados no Brasil e no exterior.

O projeto Teresina Tohoku começou em 15 de janeiro, com uma residência artística junto a 15 artistas piauienses. Os trabalhos foram abertos ao público com espetáculos de dança contemporânea de Bruno Moreno (SP), Isabella Gonçalves (SP), Samuel Alvis (PI) e Ireno Junior (PI) e produziu o terceiro fanzine do CAMPO, este em torno do material de pesquisa do espetáculo Dança Doente. A programação segue até 24 de fevereiro.

A entrada é franca, com doação sugerida de R$ 10 para manutenção do espaço. A participação de Christine Greiner conta com o apoio do SESC Piauí e o projeto Dança Doente/TERESINATOHOKU foi contemplado pelo Prêmio Funarte Klauss Vianna de Dança 2015.

Foto de topo: Maurício Pokemon