A 7ª edição da Balada Literária, Ano Teófilo Lima, homenageia também, além do músico parnaibano, outros nomes expressivos da cultura nordestina: o poeta Miró da Muribeca (PE); a escritora Rosane Borges (MA); a filósofa Maria Vilani (CE), a pesquisadora Inaldete Pinheiro (RN) e o cantor Chico César (PB). O evento que em Teresina acontece nos dias 5 e 6 de dezembro, no Memorial Esperança Garcia, reúne oficinas, palestras, lançamentos de livros e apresentações musicais.
O homenageado, parnaibano Teófilo Lima, é músico, cantor, produtor cultural e apresentador do programa Piauizando. Ele iniciou sua carreira musical em 1990 com a banda “Rabiscos Urbanos”. De 1994 em diante, seguiu carreira solo e suas composições logo o levaram a participar de vários festivais no Piauí e em outros estados.
Teófilo tem três CDs lançados: Teófilo com Fusão (2001), Matulão (2005), Teófilo (2018) e o EP Lusco Fusco (2022), seu trabalho mais recente. Ao longo de mais de 30 anos de carreira, ele emplacou sucessos como “Pedra do Sal”, “Beijos e cacos” e “No Azul”, canções que estão no repertório de artistas de diversas gerações da música piauiense.
A Balada Literária Nacional faz homenagem ao Nordeste e, este ano, acontece em três capitais no mês de dezembro: Recife (2 e 3), Teresina (5 e 6) e São Paulo (8). Em Teresina, já estão confirmadas presenças de Rosane Borges, Maria Vilani (mãe do cantor Crioulo) e o idealizador da Balada Literária, o consagrado escritor Marcelino Freire.
Acompanhe a programação oficial do evento pelo Instagram @baladaliterariapi , Facebook Balada Literária Pi e site baladaliteraria.com.br
***