Para debater questões contemporâneas, pensando desafios atuais do planeta – ambientais, sociais, econômicos e tecnológicos – os escritores Aílton Krenak e André Carvalhal formam uma mesa inédita em Teresina. “O futuro em nossas mãos” é um evento gratuito, promovido pelo site oestadodopiaui.com, no dia 30 de março, às 19h, no Sesc Cajuína.

Ailton Krenak | Foto: Gustavo Rubio

A genialidade ancestral do ativista indígena Krenak junta-se ao futurismo necessário de Carvalhal, escritor e especialista em design para sustentabilidade. A mesa promete ser um momento rico de troca entre dois pensadores relevantes da atualidade. Krenak figura nas listas dos mais vendidos desde o seu “Ideias para adiar o fim do mundo” (2019), e lançou, em dezembro do ano passado, “Futuro ancestral”, reunindo textos produzidos entre 2020 e 2021. Na 20º edição da Flip ele ficou entre os cinco autores mais vendidos.

No seu mais recente livro, “Como salvar o futuro: ações para o presente”, André Carvalhal aborda desafios cotidianos para driblar a ameaça ao amanhã. “Se o presente é a única certeza que temos, como podemos dar início a mudanças sistêmicas, que começam por indivíduos, para que as estruturas sejam transformadas?”, provoca o autor, que foi finalista do prêmio Jabuti 2019 com o seu “Viva o fim”. André também publicou os best-sellers “A moda imita a vida” e “Moda com propósito”, adotado em cursos de graduação e especializações na área.

André Carvalhal | Foto: Chico Cherciaro

Cruzando as temáticas que atravessam as duas obras, o encontro pretende ser um convite para repensar ações cotidianas e propor um futuro mais justo, sustentável e inclusivo.

A programação do evento conta, além da mesa, com o lançamento dos livros dos autores, stand de vendas com vários títulos disponíveis e sessão de autógrafos. Os ingressos já estão esgotados.

Sobre os convidados

Ailton Krenak é um ativista indígena que ganhou destaque quando pintou o rosto com a tinta preta do jenipapo, em discurso impactante e inesquecível na Assembleia Constituinte de 1987. Ele chamava atenção para os ataques aos direitos indígenas e, de lá para cá, sempre figurou entre os mais originais e importantes pensadores brasileiros. Organizou a Aliança dos Povos da Floresta, que reúne comunidades ribeirinhas e indígenas na Amazônia, é comendador da Ordem de Mérito Cultural da Presidência da República e doutor honoris causa pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais, estado onde nasceu. Com livros traduzidos para mais de 13 países, ele acaba de assumir a cadeira 24 da Academia Mineira de Letras.

André Carvalhal é graduado em Publicidade e Jornalismo e especialista em marketing digital e design para sustentabilidade. É palestrante e professor em cursos de extensão e pós-graduação na ESPM, FGV e outras instituições. Foi consultor e idealizador de projetos especiais para empresas como Grendene, Unilever e Coca-Cola e é apresentador e colunista nos programas “Se essa roupa fosse minha”, do GNT e “Sem censura”, na TV Brasil.

***