No cinema, “eu”, significa “nós”, pelo menos pra mim sempre foi assim. Não tenho em minha memória nenhuma experiência cinematográfica feita somente de mim. “Nós”, é condição inata ao cinema, seja em qualquer vertente. Acredito até que o cinema expressa e reproduz a força coletiva humana de viver. 

Fazer o filme Niède foi o desafio de transpor para o cinema a vida de uma mulher que, como ninguém, soube aproveitar o talento e dedicação de centenas de pessoas para realizar um sonho. Niède Guidon é uma maestra da sinfonia da vida. Sua capacidade de mobilizar corações e mentes por mais de 50 anos ininterruptos é uma façanha humana. Há algo de mágico em torno dela e que talvez não possa ser explicado nem pelas artes e muito menos pela ciência. 

Nosso esforço de realização foi de representar cinematograficamente essa saga feminina, verdadeira jornada ao desconhecido. Aprendemos a compreender o tempo sob outra forma, e assim, perceber que atrás de nós outras vidas passaram e deixaram a sua criação. Podemos dizer que o próprio “cinema” está impresso nas paredes da Serra da Capivara, e que ao olharmos atentamente a nossa própria imagem se produz. 

Bastidores da Gravação de Niède.

Sinopse: Aos 85 anos, a arqueóloga Niède Guidon relembra a jornada que levou à revelação de pinturas rupestres no sul do Piauí e estabeleceu uma nova teoria sobre a chegada do homem ao continente americano.

Produção: B&T Audiovisual e Lente Viva Filmes

Duração: 135 minutos

Direção: Tiago Tambelli

Roteiro: Eduardo Consonni, Inés Figueiró, Rodrigo T. Marques e Tiago Tambelli

Produção executiva: André Pessoa, Bárbara Nepomuceno, Fátima Guimarães, Maurício Monteiro e Talyta Magno

Direção de fotografia: Jacques Cheuiche, ABC e Tiago Tambelli

Montagem: Eduardo Consonni e Rodrigo T. Marques

Trilha Sonora e Mixagem: Edson Secco

Som Direto: Nicolas Hallet

Edição de Som: Júlia Teles

Finalização: Luís Totem

Tiago Tambelli é  diretor e produtor de cinema. Estudou na Escola Internacional de Cinema e Televisão de Cuba. Fundou a Lente Viva Filmes (São Paulo). Além de Niède (2019), também dirigiu Escolas em Luta (2017) e 20 Centavos (2014).

Publicado em Revestrés#42-julho-agosto de 2019.

 Assine e receba em qualquer lugar do Brasil:
www.revistarevestres.com.br ou (86) 3011-2420
💰 Ajude Revestrés a continuar produzindo jornalismo independente. Apoie nossa campanha no: catarse.me/apoierevestres