[Foto: Carlos Pachêco]

ronaldo-bringel

 

Ronaldo Martins Bringel é um dos mais importantes artistas piauienses que surgiu após os anos 80 do século passado. Possuidor de uma das vozes mais potentes entre os cantores e cantoras piauienses, por ter domínio na marcação rítmica e timbre de tom grave que lhe proporciona uma voz marcante. Durante muitos anos, teve uma forte ligação com a música de Roberto Carlos, chegando em 1999 a fazer um show, produzido e dirigido por mim, em homenagem ao seu ídolo:“Ronaldo canta Roberto”, apresentado no Theatro 4 de Setembro, Melodia Show e Arte Rio Poty Hotel, com a participação e direção musical de Luizão Paiva. O show foi um marco em sua carreira, tendo resultado num CD de mesmo nome, em 2004.

Ronaldo participou ainda, como solista, dos shows “Sensatez” e “Primeiras Estrelas”, dos amigos George Mendes & Paulo Batista, e do show “Relativamente Louco”, de Geraldo Brito, durante a década de 80. Teve participação também no festival Fmpbepi, como intérprete da canção de Magno Aurélio, “ Zé Carroceiro”. Em 1984, ganhou o prêmio de melhor intérprete no festival da AFBNH, no Rio de Janeiro, com a canção “ Sim, às vezes sim”, de Magno Aurélio.  Em 2005, defendeu a canção de Geraldo Brito e Glauco Luz, “Urbe”, no Festival da TV Cultura, de São Paulo. Em 2008, ganhou o 1º lugar na categoria não estudante do Festival Chapadão, com a música  “Estranha Formosura”,  em parceria com Roraima e Chico Castro.

Participou ativamente dos movimentos musicais que aconteceram, em Teresina, nas últimas quatro décadas, tais como: abertura do show Seis e Meia (da cantora Zizi Possi), shows nos espaços culturais Pacatuba, Nós e Elis, Nunca Fomos tão Felizes, Green Bar e Zeus. Sem falar da participação em vários discos: “Cantares”, “Geléia Gerou” (cantou uma composição sua com Pierre Baiano), “Viriato Campelo em Canções” (onde canta uma parceria nossa – “Teresina”) e os CD´s de George Mendes. No momento, George Mendes prepara um CD com canções gravadas por ele ao longo do tempo.

* Ronaldo Martins Bringel é músico

** Viriato Campelo é produtor cultural, escritor e médico

(Publicado na Revestrés#27 – Outubro/Novembro de 2016)