violeiros 4

Todos os anos Teresina recebe violeiros e repentistas de todo o país para o que é considerado o maior Festival de Violeiros do mundo, segundo seus organizadores. Pedro Mendes Ribeiro, Coordenador do evento, confirma a informação. Medidas à parte, o Festival é grandioso na quantidade de pessoas que recebe e nas curiosidades.

Durante três dias, violeiros e repentistas se hospedam na Casa do Cantador e se apresentam gratuitamente no Teatro de Arena, sempre à noite. Na Casa do Cantador, o dia inteiro é de ensaio, desafios, novas composições e as conversas em redes armadas pela casa e embaixo de árvores, por todo o terreno, fazendo daquele momento tão importante quanto o próprio festival. (Revestrés já acompanhou um dia inteiro na Casa do Cantador. Veja as fotos)

O Festival de Violeiros atrai nomes consagrados do repente e da poesia como Moacir Laurentino, Zé Viola, Valdir Teles, Edmilson Ferreira, Jomacir Dantas, Zé Carlos do Pajeu, Oliveira de Panelas, que percorrem festivais do gênero por todo o país, além de novos talentos que renovam a área como Jairo e Jefferson Silva, dois garotos de José de Freitas, cidade vizinha a Teresina.

A  42ª edição do Festival de Violeiros Norte e Nordeste é realizada pela Associação dos Poetas e Violeiros do Piauí e desde sua primeira edição tem apoio do Armazém Paraíbavioleiros 2

Quando: 21 a 23 de agosto
Onde: Teatro de Arena (Pça. da Bandeira – centro de Teresina)

 

Fotos: André Gonçalves