De 15 a 20 de maio, Teresina recebe a 11ª edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos, que acontece no Teatro do Boi. A Mostra é realizada nas 26 capitais do país e no Distrito Federal, em centros culturais, instituições públicas e privadas, teatros e escolas.
A abertura acontece na próxima segunda-feira (15), às 19 horas, com a apresentação da Orquestra Jovem do Projeto Música para Todos, do Grupo Gonzaga Para Todos, e apresentação de dois filmes: “Depois que te Vi”, de Vinicius Saramago, sobre os direitos da pessoa com deficiência; e “De que Lado me Olhas”, de Ana Carolina de Azevedo e Helena Sassi, sobre diversidade sexual e cidadania LGBT.
Durante a semana terá a exposição do Salão Medplan de Humor, com o tema Intolerância, organizado pelo curador Jota A. Costa. Na programação, os filmes serão distribuídos em sessões pela manhã (de 10 a 12h), à tarde (de 14 a 18h) e à noite (de 19 a 21h).
Na quinta-feira (18) e sexta-feira (19), vão acontecer sessões com debates, coordenados pela Doutora em Direito, Professora Sueli Rodrigues, presidenta da Comissão da Verdade e da Escravidão Negra da OAB/PI, e pela professora Andreia Marreiro, coordenadora do Curso de Pós Graduação em Direitos Humanos Esperança Garcia da Faculdade Adelmar Rosado/FAR.
Nesta edição, o circuito principal conta com 29 filmes entre curtas, médias e longas-metragens, divididos em três mostras: Panorama, Temática – que abordará questões de gênero; e Homenagem – com foco na obra da cineasta Laís Bodansky. Uma novidade este ano é a Mostrinha, voltada para o público infanto-juvenil, que vai exibir oito curtas-metragens, através do Cine Móvel Cajuí, um projeto de cinema itinerante executado através da Secretaria Estadual de Cultura. A programação completa da mostra pode ser conferida aqui.
O evento é uma realização do Ministério de Direitos Humanos, por meio da Secretaria Nacional da Cidadania, com produção nacional do Instituto Cultura em Movimento – ICEM. Em Teresina, a Mostra Cinema e Direitos Humanos conta com apoio do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Cultura – Secult.