Para celebrar seus 10 anos e a chegada à revista de número 51, Revestrés promove um encontro comemorativo, com bate-papo e música. Do bate-papo participam três articulistas desta edição: os professores Dheiky Rocha, Daiane Rufino e Elielton de Sousa, que falarão respectivamente sobre Assis Brasil – o homenageado da edição-, Anitta e estética da favela e Negacionismo e ignorância como política. A música ficara por conta de 2 Britos e 1 Malaca.

Capa da Revestrés#51

 

A Revestrés#51 tem como entrevistado o cantor e compositor Zeca Baleiro, que conta que quer ser um velho leve. A capa e ensaio fotográfico são de Dalila Coelho. Na reportagem, a reinvindicação da identidade negra a partir dos cabelos. Revestrés 51 também conversou com Déia Freitas, a podcaster quase cancelada por oferecer vaga de emprego para mulheres negras. E tem muito mais: a arquitetura de Acácio Gil Borsoi, a gastronomia irreverente que vem do Ceará, o muralismo que está mudando a paisagem no centro de Teresina e a vovó que, depois de aposentada, já conheceu mais de 50 países – e continua viajando. Ainda tem crônica, poesia, dicas, os textos primorosos de Rogério Newton, Manoel Ricardo de Lima e o quadrinho de Armandinho.

 

A primeira Revestrés foi lançada no dia 29 de fevereiro de 2012 (um ano bissexto) e teve na capa e como primeiro entrevistado o escritor Assis Brasil. Foi criada por Wellington Soares, professor de literatura, e André Gonçalves, escritor, que se reuniram a Samária Andrade, professora de jornalismo, Luana Sena, jornalista, Maurício Pokemon, artista visual, Alcides Júnior, diretor de arte e Adriano Leite, administrativo. Logo depois a revista também passou a contar com as jornalistas Nayara Felizardo, Liliane Pedrosa e Victória Holanda. Hoje conta com as jornalistas Aldenora Cavalcante, Ohana Luize e Valéria Soares.

Capa da Revestrés N. 1.

É uma publicação sobre cultura em seu sentindo amplo, indo além de manifestações artísticas e discutindo questões sociais contemporâneas. Nessas 51 edições entrevistou grandes artistas, produtores e pensadores da cultura e da vida no Piauí, Brasil e no mundo, em espaços generosos que ficam em torno de 15 páginas por entrevista, fazendo desse espaço uma referência no jornalismo nacional.

As edições disponíveis podem ser adquiridas via site revistarevestres.com.br. Elas vão para todo o Brasil.

O encontro desta terça (17 de maio)

acontece a partir das 19h,

no Maria Café, em Teresina.

Rua Eletricista Guilherme, 501, Bairro de Fátima.