A Parada de Cinema 2018 acontece de 2 a 6 de maio, em Teresina. A mostra traz exibições gratuitas, oficinas, bate-papos sobre a nova leva de produção do cinema brasileiro.

Este ano, a 5ª edição traz o tema invisibilidade – a curadoria priorizou produções com destaque para temáticas sociais como a classe LGBT, grupos indígenas, feminismo e movimento estudantil. “Foram mais de 200 filmes inscritos, e isso dá uma ideia do cinema que está sendo produzido no Brasil”, diz Tássia Araújo, curadora da mostra. “A liberdade técnica desses filmes reforça a riqueza e a diversidade dessa nova produção e também comprova que o cinema ainda é espaço para experimentações”.

A Parada de Cinema este ano é realizada pelo Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual e Governo Federal. Além disso, o evento consolida parceria com Instituto Punaré/Canteiro na produção executiva.

Empodera

Além da Mostra de Cinema Brasileiro Contemporâneo, a Parada de Cinema 2018 abriu convocatória para seu primeiro projeto de co-produção: a Mostra Empodera, exclusiva para mulheres piauienses produtoras de audiovisual.

 

Milena Rocha, do coletivo LabCine, foi selecionada com o projeto “Mulheres de visão”, e vai receber apoio financeiro para produção do filme.

“A Mostra Empodera é uma ação muito importante no cenário de Teresina, onde não existem políticas públicas, leis de incentivo, e não tem um mercado de cinema autoral muito forte”, afirma Layan Holanda, produtora executiva do evento. “Pensar em uma maneira de fazer filmes no Piauí e ainda mais sendo voltado para mulheres é uma ação dupla: adubar o cenário local e tomar um posicionamento político que é ter mulheres dirigindo, roterizando, criando, estando à frente de uma obra cinematográfica”.

 

Confira os filmes selecionados: