Nesta quinta (27/10), Levita, artista travesti, 25 anos, lança seu primeiro single, “Destina”, fazendo referência a lenda piauiense “Num-se Pode” e trazendo a provocação: o que pode uma corpa, o que a limita, o que a transforma?
O trabalho surge em consonância com o processo de transição de gênero da artista, do seu reconhecimento enquanto travesti e do desejo de reescrever o próprio destino. Por isso Levita tem se referido ao trabalho como uma forma de se (re)apresentar. Ela transita entre a dança, a performance, o audiovisual e a música. Levita é bacharela em Artes pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e vive entre Salvador e Teresina.
A música “Destina” é baseada na lenda da Num-Se Pode, que conta a história de uma mulher misteriosa e transgressora numa Teresina provinciana. Ela atraia homens, encostada em postes de iluminação e pedindo que acendessem seu cigarro. A partir daí se transformava em algo maior e mais misterioso, enfeitiçando os que a viam. Com a referência à lenda, Levita propõe, sob uma perspectiva dissidente, um novo olhar para uma corpa que pode se transformar. “Destina nasce por meio do reconhecimento da Num-Se-Pode que existe dentro de mim mesma” – aponta a artista.
O single da artista mistura elementos regionais nordestinos com batidas eletrônicas e com o ravefunk, compondo uma sonoridade híbrida contemporânea somada com visuais extravagantes. O projeto é realizado de forma independente com artistas teresinenses e soteropolitanos.
Com a provocação de Destina, Levita quer perguntar: quem são aquelas que não se podem nomear, humanizar, amar?
DESTINA:
Lançamento nesta quinta (27/10)
Em todas as plataformas digitais
Com vídeo no Youtube.
Ficha Técnica:
Voz e Composição: Levita
Produção Musical: @aquahertz
Produção fonográfica: @elalevita @mandradelucas
Mix/Master: @aquahertz
Capa/Design: @wandalo_
SET:
Argumento/idealização e performer: @elalevita
Direção de fotografia: @mandradelucas
Instrutora de pernas de pau: @bia.gigante
Produção de moda e styling: @oxebeatriz
Luvas: @miravisuais
Assist. de produção: @camillalvim @cobracor4l e @neftar4
Fotografia: @agelha
Fonte Destina: @_nosrednaw
Gif: @cigarraarteira
***