O próximo espetáculo do Palco Giratório no Piauí será Ledores do Breu, da Companhia Tijolo, de São Paulo. As apresentações do grupo começam em Teresina, no dia 26 de agosto, às 19h, no Espaço Trilhos (localizado no cruzamento das avenidas Frei Serafim e Miguel Rosa). Em seguida, o grupo se apresenta em Floriano, Piripiri e Parnaíba. A entrada é 1kg de alimento não perecível, que será doado ao Programa Mesa Brasil Sesc. A classificação é 14 anos.

ledores_nova 03 - leve (1)Alécio Cezar)

Ledores do Breu – Foto: Alécio Cezar

Inspirado no pensamento e na prática do educador Paulo Freire, nas obras do poeta Zé da Luz e do ficcionista Guimarães Rosa, Ledores do Breu trata das relações entre o homem da leitura, das letras e do mundo ao seu redor.

O espetáculo traz histórias que acompanham tantos leitores na escuridão e analfabetos em pleno século XXI, seres que percorrem distâncias para elucidar suas dúvidas, seus erros e seus crimes. Um homem que por não poder ler as letras comete um crime contra seu amor e contra si mesmo; outro homem que desperta para as artimanhas e dubiedades da palavra ou alguém que reinventa o afeto com base nas letras que formam um nome. Personagens construídos a partir de suas relações com as letras e as palavras têm suas vidas profundamente transformadas.

Cia do Tijolo (SP)

A Companhia do Tijolo foi criada em 2008 pelo ator Dinho Lima Flor, que desejava mergulhar na vida e obra do poeta Patativa do Assaré. Partindo daí, chegaram outros artistas. Do encontro surgiram os primeiros impulsos da Companhia, como o show Cante Lá Que Eu Canto Cá e o espetáculo Concerto de Ispinho e Fulô. Depois vieram outros encontros com outros pensadores e artistas. O grupo busca caminhos nos quais a política, a poesia e a música sejam novamente capazes de construir experiências alternativas ao discurso dominante.

Confira abaixo a programação completa em todas as cidades

Teresina

26/08 – 19h – Espaço Trilhos

Floriano

27/08 – 14h às 18h – Oficina Diálogos Entre Dois Espaços – Teatro Maria Bonita

28/08 – Apresentação do espetáculo – 19h30 – Teatro Maria Bonita

Piripiri

30/08 – 19h – Sesc Ler Piripiri

Parnaíba

01/09 – 19h – Teatro do Sesc Avenida