Print

Clique na imagem para ver a programação completa

O JUNTA [2] – Festival Internacional de Dança divulgou programação completa, que acontece de 08 a 12 de junho em Teresina (PI). Concebido pelos artistas Datan Izaká, Jacob Alves e Janaína Lobo, o festival conta com espetáculos nacionais e internacionais, residências artísticas, intervenções urbanas, workshops, mostras de processos e programação infantil, com obras, em sua maioria, inéditas em Teresina.

Artistas do Piauí, São Paulo, Bahia, Rio de Janeiro, Espanha, Moçambique, Argentina e várias outras localidades estarão ocupando o Teatro 4 de Setembro, Clube dos Diários, Casa da Cultura de Teresina, Sesc da Avenida Campos Sales (Espaço Cultural Cosme Oliveira) e Escola Estadual de Dança Lenir Argento.

As ações do festival se dividem em quatro zonas, confira a seguir:

Zona Articular  é o espaço para articular práticas e procedimentos. São residências, workshops e conversas. A primeira ação da zona articular é a do grupo holandês NOOM (Liesje van den Berk, Maaike van de Westeringh e Jeen Rabs), que fará a residência Meu Amigo Sombra. Com duração de 10 dias e participação de artistas locais será finalizada com uma performance voltada para crianças e adultos, que será apresentada na Zona em Processo (espaços para trabalhos em experimentação).

Corpo Presente de Denise Stutz (RJ), oficina de Wagner Swartz (SP), Juntando Escrita com Anderson do Carmo (SC) e oficinas dos moçambicanos Matanyane e Benjamim estarão também na zona articular sempre pela manhã. Todas as oficinas são gratuitas e tem vagas limitadas. Para se inscrever basta enviar e-mail para articular.junta@gmail.com, assunto do e-mail com o nome da oficina que deseja fazer, identificando-se, falando brevemente de você e sobre a intenção de participar da oficina.

Zona em Movimento são os espetáculos. GAG, de Luciana Chieregati (Espanha/Brasil); Supervivência (Argentina) de Alina Ruiz Folini; Nudez (Moçambique); Piranha de Wagner Schwartz (SP/França); Mordedores de Marcela Levi e Lúcia Russo(RJ); The Hot One Hundred Choreographers e “Ó” de Cristian Duarte (SP); Desatro de Neto Machado (BA); Finita de Denise Stutz (RJ); Baixa da Égua, da Cia Luzia Amélia (PI) estarão compondo a programação de espetáculos.

Zona Urbana são intervenções urbanas. Entre elas estão Burcas Flutuantes de Aline Tima (SP), Gráfico Planificado da Violência de Fernando Lopes (BA) e Camelô AM/ FM de Calu Zabel (SP).

Zona em Processos  são mostras de processos ainda em criação. Nesta zona estão Mulher Bomba de Izabelle Frota, Tumate de Elielson Pacheco, Entre de Datan Izaká e Folie à Famille de Luiz Outro.

O JUNTA surgiu em 2015 e é apresentado pela Caixa Econômica, com realização do Instituto Punaré e Sesc.