A segunda edição da Mostra Transviada de Cinema acontece neste sábado, 17 de outubro, a partir de 20h no Galpão do Dirceu. A mostra faz parte do circuito de exibição da Parada de Cinema, cuja intenção é colaborar para a circulação do cinema brasileiro.
A mostra reúne artistas, cinéfilos e interessados para dialogar sobre a atual conjuntura da família brasileira, cultura e cinema.
A ideia é aproximar o público de Teresina com as questões sociais abordadas nos filmes Quasa Samba (SP) e Xiri Meu (MA). Assim como a exibição dos filmes, toda a programação acontece com entrada franca.
O longa-metragem “Quase Samba” de Ricardo Targino aborda a violência de gênero e a homofobia, enquanto o documentário maranhense Xiri Meu “Eu não dou” (MA), primeiro filme de Tairo Lisboa, conta a história da sambista popular Patativa, famosa nas ruas e bares do centro e periferia de São Luís.
A exibição faz parte do Circuito Mobilização Social, uma ação da Taturana Filmes, parceria do evento.
Além da exibição, acontece bate-papo com o tema “Família contemporânea, preconceito racial e diversidade cultural”, com as ativistas Carmen Kemoly, Mona Muio e Ariadne Chaves do movimento Cine Tela Preta.
Ainda na programação, o grafiteiro Hudson Melo fará uma intervenção e os DJ´s Maurício Munky e DJ Barão também fazem parte da mostra com música e experimentação.