O acúmulo de resíduos, despejados sem qualquer tratamento em espaços públicos, como ruas e praças, traz problemas para moradores e para a cidade. Tentando chamar a atenção para o descarte responsável e o cuidado com o meio ambiente, a Equatorial Piauí convidou o artista grafiteiro Washington Gabriel – WG – para criar um painel na Subestação Macaúba da companhia de energia. O local, frequentemente utilizado para descarte irregular de resíduos, passou por uma transformação. E onde se acumulava lixo, agora há arte.

 

“Fico feliz  em realizar essa parceria”, disse WG. O Gerente de Relacionamento da Equatorial Piauí, Luiz Carlos Cardoso, salientou que a Equatorial Piauí acredita no poder transformador da arte. “Por isso os muros das nossas subestações estão cada vez mais coloridos, trazendo mensagens sobre temas importantes e necessários, como a preservação do meio ambiente”, disse.

Além da Equatorial, a ação tem parceria com a Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH). A capital do Piauí possui muitos pontos de descarte irregular de resíduos. Ações como essa visam uma prática educativa e propõem uma mudança na paisagem. Para serem efetivas, elas vão exigir outras ações por parte da SEMDUH, inclusive com orientações sobre o descarte responsável.

 

***