Estreia nesta quinta, 20h, no Espaço Sobrado, o novo trabalho de André Gonçalves, artista visual e escritor. Em Flow, André traz uma proposta nova, diferente de tudo o que já fez. A ideia, segundo o autor, é oferecer uma possibilidade de descontração e mesmo de um relaxamento leve, ainda que reflexivo, em cenários recentes que têm se mostrado tão ásperos.

flow1_365x365_acf_cropped

 

Flow faz referência ao conceito de fluxo proposto pelo psicólogo húngaro Mihaly Csikszentmihalyi e usado em vários campos, inclusive nas artes. O conceito se refere ao estado mental em que a pessoa fica imersa no que está fazendo, distanciando de situações de tensão. Por ser, em si, a atividade proposta tão recompensadora, a ideia é que a pessoa fique entregue ao que faz naquele momento, tornando-se parte da própria atividade. O conceito sugere que a fluidez seria o verdadeiro segredo da felicidade – se é que ela existe.

André Gonçalves já teve trabalhos expostos na Itália, Portugal, Espanha, no Japão e na China. Sua exposição Ruído, realizada ano passado com grande quantidade de público, revelou cinco trabalhos ao mesmo tempo, todos com provocações à interatividade. No Festival Internacional Junta ele expôs [quanta fotografia?] e Álbum de Família, respectivamente em 2015 e 2016.

Em Flow, André enche uma sala com 300 bolas coloridas e, mais uma vez, abre uma brecha para a interatividade: para ele uma obra nunca está pronta sem a participação do público.

Para saber mais, vá ao Sobrado e tente entrar em fluxo.

 

flow2

 

Flow estreia nesta quinta, dia 1, e fica até 30 de setembro. A proposta do Sobrado é exibir dois trabalhos a cada mês. Em setembro, Flow tem a companhia de E | N | T | R | E, espetáculo de dança contemporânea de Datan Izaká, bailarino e coreógrafo.

Sobrado – Rua Darcy Araújo, São Cristovão, Teresina – PI.