O longa Niéde: Memórias da vida conta, a partir de depoimentos da própria Guidon, a história da arqueóloga brasileira mundialmente reconhecida por seu trabalho de preservação na Serra da Capivara, no Piauí.

Aos 86 anos, Guidon vive há mais de 40 na região da Serra da Capivara. Ela é responsável por ter revelado ao mundo as pinturas rupestres do sul do Piauí. Suas pesquisas trazem mudanças fundamentais na história da chegada do homem ao continente americano.

Dois anos de pesquisa e gravação. Foto: André Pessoa

O filme Niéde, dirigido pelo cineasta Tiago Tambelli, é uma realização das produtoras B&T Audiovisual, de Teresina, e Lente Viva Filmes, de São Paulo. Foram mais de dois anos entre pesquisa, produção e as filmagens, que aconteceram em três etapas. O filme, com duração de 140 minutos, conta com financiamento do Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), e financiamento do Fundo Setorial do Audiovisual FSA/BRDE, com recursos geridos pela Ancine (Agência Nacional do Cinema).

O filme foi selecionado para o Festival É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários. Ele será lançado no dia 04 de abril, na sala de cinema do Instituto Moreira Sales (IMS), em São Paulo. No Piauí, a primeira exibição acontece no dia 5 de junho, no anfiteatro da Pedra Furada, no Parque Nacional Serra da Capivara.

Niéde, ao centro, e parte da equipe de filmagens. Foto: André Pessoa

Confira os dias e horários de exibição de Niéde no Festival É Tudo Verdade em São Paulo e Rio de Janeiro:

 

Dia 04 abril – Sessões gratuitas às 18h e 21h na sala de cinema do Instituto Moreira Salles, na Avenida Paulista, em São Paulo.

Dia 09 abril – Sessão gratuita às 14h30 na sala de cinema do SESC 24 de maio, em São Paulo.

Dia 12 abril – Sessão gratuita às 18h na Estação NET Botafogo 1, no Rio de Janeiro.

Dia 13 abril – Sessão gratuita às 16h30 na Estação NET Botafogo 3, no Rio de Janeiro.

Confira um teaser do filme: