Teresina recebe a terceira edição dos Festejos da Fotografia, uma programação imersiva que coloca a imagem, a fotografia e diferentes expressões visuais como centro para discussões e encontros. O evento acontece de 5 a 12 de fevereiro, no CAMPO Arte, com atividades diversificadas e acesso totalmente gratuito, reunindo artistas do Piauí e de outros interiores do Brasil: Adriano Machado (Feira de Santana-BA), Alex Oliveira (Jequié-BA), Gui de Areia (Teresina-PI), Maíra C Gamarra (Maceió-AL), Serrate Maria (Ilha Grande de Santa Isabel-PI) e Tininha Llanos (Coronel José Dias-PI), além dos artistas do próprio CAMPO.

 

O objetivo é descentralizar o acesso à fotografia e fomentar outras formas de expressão visual. A programação conta com formação, fruição e intercâmbio, buscando fortalecer laços entre artistas, pesquisadores e público em geral, num espaço de experimentação e aprendizado coletivo.

Nesta 3ª edição, os Festejos da Fotografia contam com rodas de conversa, oficinas, leituras de portfólio, residências artísticas e ainda fotoperformances na rua e em estúdio aberto, estimulando reflexões sobre o papel das imagens na sociedade contemporânea.

“Os Festejos são oportunidades que abrimos para escuta, diálogo e interlocução entre artistas e público. Começamos em 2023 e a ideia é proporcionar um contexto compacto, poroso e de convívio”, diz o fotógrafo e artista visual Maurício Pokemon. A produtora Regina Veloso lembra que o evento “é um movimento pelo fortalecimento de redes entre profissionais e de cidadania entre os públicos, com repercussão sobre a produção e o acesso às artes visuais na região – parte de um movimento maior que o CAMPO, como espaço autônomo de artes, promove”.

Festejos da Fotografia 3 é realizado pelo Estúdio Debaixo, em parceria com REVOADA – Casa de Produção e CAMPO Arte, com apoio da Marka Mídia e patrocínio do Armazém Paraíba, através do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura – SIEC / Secretaria de Cultura do Piauí – Secult.

Destaques da Programação

📌 Oficina Murundus | com Tininha Llanos, 5 e 6 de fevereiro, das 15h às 18h.

Inspirada nas casas temporárias dos cupins e nos processos migratórios, essa atividade convida os participantes a criarem bandeiras como expressão das lutas campesinas da América Latina.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

📌 Leituras de Portfólio Coletivas | com Maíra C Gamarra, 7 e 8 de fevereiro, das 15h às 18h.

Um espaço de partilha e amadurecimento, onde artistas apresentam seus trabalhos para análise e discussão em grupo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

📌 Oficina Elaboração de Projetos em Artes Visuais | com Adriano Machado, 10 de fevereiro, das 15h às 18h.

Voltada prioritariamente para artistas visuais negros, indígenas e periféricos, essa atividade busca orientar na organização de portfólios e na elaboração de projetos para editais culturais.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

📌 Oficina Oficina Palha pro Corpo | com Serrate Maria, 10 e 11 de fevereiro, das 18h às 20h. Aprender trançados de palha de carnaúba e experimentar possíveis aplicações no corpo. Enquanto trança, Serrate dá aula de existência e auto-recriação a partir de suas artesanias.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

📌 Ocupação do Desejo | com Gui de Areia, 5 a 12 de fevereiro.

Uma imersão criativa com o artista Gui de Areia, que revisita e reinventa ensaios fotográficos através de um ateliê aberto e uma performance interativa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

📌 Fotoperformance Popular | com Alex Oliveira, 5 e 6 de fevereiro, das 15h às 18h.

Um estúdio fotográfico itinerante pelo bairro São João, onde o público é convidado a participar de performances visuais espontâneas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Inscrições

pelo link: https://encurtador.com.br/dUQw1

Para a Fotoperformance Popular, Ocupação do Desejo e Rodas de Conversa, não haverá necessidade de inscrição, e o acesso será igualmente gratuito.

Endereço do CAMPO Arte: Rua Agnelo Pereira da Silva, 3497 – São João, Teresina – PI