Grupo de Teatro Raízes

Grupo de Teatro Raízes

Entre os dias 22 e 25 de outubro acontece a Feira do Livro Infantil e Quadrinhos do Piauí – fliQpi. O evento destaca literatura infantojuvenil e histórias em quadrinhos – HQ’s por meio da contação de histórias, oficinas, lançamentos de livros, palestras e apresentações artísticas.

A iniciativa busca contribuir para a formação de leitores e acontece no Complexo Cultural Clube dos Diários/Theatro 4 de Setembro, Biblioteca Cromwell de Carvalho (Biblioteca do Fripisa) e Auditório Mestre Expedito/Centro artesanal Mestre Dezinho.

A fliQpi, em sua primeira edição, homenageia o escritor piauiense Assis Brasil e o quadrinhista Arnaldo Albuquerque, pelo pioneirismo na arte dos quadrinhos no Piauí.

Realizada pela editora Avant Garde em parceria com a Balaio de Artes, entre outros parceiros, a feira conta com a participação do Grupo de Teatro Raízes, Grupo Corpo de Teatro Independente, Companhia Calunga de Teatro de Bonecos, Grupo Cafundó de contação de histórias, Balaio de História, entre outras participações.

Programação

Programação

A fliqpi terá espaço para lançamentos de livros e apresentações artísticas. Mais de vinte títulos infantojuvenis serão lançados durante a feira, entre eles “A fala da cor da dança do beija-flor”, de Assis Brasil, adaptado para quadrinhos por Marleide Lins, com arte de Caio Oliveira e Bernardo Aurélio.

Além de lançamentos e apresentações, acontece um colóquio com palestras, mesa redonda e workshops. O evento reúne escritores e pesquisadores do Piauí e Brasil, entre eles Márcia Tiburi, com a palestra “Filosofia brincante – literatura e filosofia”; João Luis Ceccantini sobre “A hora e a vez da literatura juvenil”, Sônia Rosa com a palestra “Africanidade e literatura infantojuvenil” e Daniela Aragão, que palestra sobre “Melchir o mais melhor – um diálogo entre literatura e artes plásticas”.

No Sábado, 24, o quadrinista gaúcho Daniel HDR participa de mesa redonda com Ana Kelma Gallas e Bernardo Aurélio Oliveira sobre “Quadrinhos: linguagem visual e literária”. O debate é gratuito e acontece no Auditório Mestre Expedito do centro artesanal Mestre Dezinho.

Todas as atividades enfocam a leitura e quadrinhos, principalmente a literatura infantojuvenil. A feira, as atrações culturais e as oficinas são gratuitas ao público. Interessados em participar do colóquio obtêm informações sobre inscrição pelo e-mail marleidelins@hotmail.com