Entre os dias 22 e 25 de outubro acontece a Feira do Livro Infantil e Quadrinhos do Piauí – fliQpi. O evento destaca literatura infantojuvenil e histórias em quadrinhos – HQ’s por meio da contação de histórias, oficinas, lançamentos de livros, palestras e apresentações artísticas.
A iniciativa busca contribuir para a formação de leitores e acontece no Complexo Cultural Clube dos Diários/Theatro 4 de Setembro, Biblioteca Cromwell de Carvalho (Biblioteca do Fripisa) e Auditório Mestre Expedito/Centro artesanal Mestre Dezinho.
A fliQpi, em sua primeira edição, homenageia o escritor piauiense Assis Brasil e o quadrinhista Arnaldo Albuquerque, pelo pioneirismo na arte dos quadrinhos no Piauí.
Realizada pela editora Avant Garde em parceria com a Balaio de Artes, entre outros parceiros, a feira conta com a participação do Grupo de Teatro Raízes, Grupo Corpo de Teatro Independente, Companhia Calunga de Teatro de Bonecos, Grupo Cafundó de contação de histórias, Balaio de História, entre outras participações.
A fliqpi terá espaço para lançamentos de livros e apresentações artísticas. Mais de vinte títulos infantojuvenis serão lançados durante a feira, entre eles “A fala da cor da dança do beija-flor”, de Assis Brasil, adaptado para quadrinhos por Marleide Lins, com arte de Caio Oliveira e Bernardo Aurélio.
Além de lançamentos e apresentações, acontece um colóquio com palestras, mesa redonda e workshops. O evento reúne escritores e pesquisadores do Piauí e Brasil, entre eles Márcia Tiburi, com a palestra “Filosofia brincante – literatura e filosofia”; João Luis Ceccantini sobre “A hora e a vez da literatura juvenil”, Sônia Rosa com a palestra “Africanidade e literatura infantojuvenil” e Daniela Aragão, que palestra sobre “Melchir o mais melhor – um diálogo entre literatura e artes plásticas”.
No Sábado, 24, o quadrinista gaúcho Daniel HDR participa de mesa redonda com Ana Kelma Gallas e Bernardo Aurélio Oliveira sobre “Quadrinhos: linguagem visual e literária”. O debate é gratuito e acontece no Auditório Mestre Expedito do centro artesanal Mestre Dezinho.
Todas as atividades enfocam a leitura e quadrinhos, principalmente a literatura infantojuvenil. A feira, as atrações culturais e as oficinas são gratuitas ao público. Interessados em participar do colóquio obtêm informações sobre inscrição pelo e-mail marleidelins@hotmail.com