Reconhecida como uma das grandes vozes de sua geração, a cantora e escritora Fabiana Cozza é elogiada por sua técnica vocal, versatilidade e capacidade dramática no palco, já tenso sido comparada a ícones como Elis Regina, Elizeth Cardoso e Clara Nunes.

Seu talento foi reconhecido, entre outros, pelo “Prêmio da Música Brasileira”, sendo premiada como “Melhor Cantora de Samba” (2012) e “Melhor Álbum em Língua Estrangeira” (2018). O Prêmio da Música Brasileira foi instituído em 1987 com o objetivo de valorizar a diversidade da música produzida no Brasil.

Em alguns dos álbuns mais recentes de Fabiana Cozza, “Dos Santos” (2020) e “Urucungo” (2023), a cantora revela a posição de herdeira de tradições afro-brasileiras. Com interpretações poderosas, não apenas celebra as influências africanas, mas também reinscreve essas influências, renovando a sua importância para as gerações presentes.

Fabiana nasceu na cidade de São Paulo e é filha primogênita do puxador da Camisa Verde e Branco, Oswaldo dos Santos, e da professora Maria Inês Cozza. Iniciou carreira em meados da década de 1990, integrando um grupo vocal liderado pela cantora Jane Duboc.

A cantora também é formada em canto popular, teoria musical e prática de conjunto pela Universidade Livre de Música Tom Jobim e em Jornalismo pela PUC-SP. Além disso é mestre em Fonoaudiologia pela PUC-SP  e está cursando doutorado em Música pela Unicamp.

***

 

 

Show com Fabiana Cozza

Dia: 24/11 (segunda), 20h

No Memorial Esperança Garcia, em Teresina.

Noite de abertura da Balada Literária 2025.

Entrada livre.

***