Neste sábado, 14, o psiquiatra e escritor Edmar Oliveira lança o romance Terra do Fogo em Teresina. O evento acontece às 18h30 na Livraria Anchieta e conta a história de personagens de ficção que se movimentam entre as pessoas que realmente participaram dos episódios políticos que fizeram de Teresina a terra do fogo.
Autor de Ouvindo Vozes – Histórias do hospício e lendas do Encantado, Edmar Oliveira vai buscar nas lembranças infantis (infância vivida vinte anos depois dos acontecimentos da narrativa), o fio da meada que tece a história. Para ele, “qualquer história que foi vivida merece ser lembrada, mesmo enquanto lenda. E tudo que é imaginário existe, é e tem”.
De Barreirinha, Piauí, o médico participa do movimento cultural desde a década de 1970 e foi colaborador da imprensa alternativa, sendo um dos editores do Grama e Jornal Pra Burro. Graduou-se em Medicina em 1976, ano em que se mudou para o Rio de Janeiro, onde mora até hoje e se pós-graduou em Psiquiatria.
Desde a década de 1980, participa da luta antimanicomial, supervisionando desmontes de clínicas com tratamentos agressivos para pessoas com sofrimento mental. Esteve à frente do Instituto Municipal Nise da Silveira, antigo Centro Psiquiátrico Pedro II, criado pela própria Nise da Silveira, psiquiatra que revolucionou os métodos de atendimento ao portador de transtornos mentais no Brasil.