A escrita tornou-se ferramenta cada vez mais essencial em tempos marcados pela circulação intensa de textos. Partindo desta questão surgiu a proposta inovadora do curso “Da escrita de textos à escrita da vida”, uma formação que tem como propósito oferecer uma experiência de aprendizagem sobre a arte da escrita em várias modalidades: dos textos cotidianos, breves, passando por textos técnicos e acadêmicos, até alcançar os textos literários, buscando abarcar  o universo crescente das modalidades do escrever e do ler a vida, e sob a orientação de profissionais da escrita de altíssima envergadura.

Em formato EAD, o curso está estruturado em 13 módulos com mais de 40h no total, baseado em modelo hibrido (ferramentas síncronas e assíncronas). O curso apresenta uma plataforma teórico-prática de escrita e leitura apoiada numa concepção global (humanista, reflexiva, instrumental), recobrindo um arco extenso de temas e questões: desde a escrita filosófica a partir da obra de um dos maiores pensadores da contemporaneidade, Achille Mbembe, até modalidades de escrita técnica e literária. Mbembe é conferencista de abertura do curso.

 

Pela sua própria natureza, o curso não tem público-alvo específico, mas os organizadores destacam interesses e propostas voltados para escritores(as), professores(as) de todas as áreas do conhecimento, literatos(as), editores(as) de livros, estudantes do ensino médio e superior, produtores(as) de textos das mídias contemporâneas (roteiristas, autor(as), editores(as), jornalistas, publicitários(as), radialistas, relações públicas, profissionais do marketing), revisores(as) de textos técnicos, pesquisadores(as) de áreas afins (literatura, ensino da língua portuguesa, literatura, história, comunicação, editoração), influenciadores(as) digitais, produtores(as) de material transmídia, cordelistas, contadores(as) de história, artistas visuais e da música, produtores(as) e artistas das artes do corpo e do palco.

Além de Achille Mbembe, entre os professores ministrantes constam nomes como Ailton Krenak, Geni Guimarães, Marcelino Freire, Carla Akotirene, Silvo Almeida, Joice Berth, Dione Carlos, Kiko Mascarenhas, Roberta Estrela D´Alva, Jarid Arraes, Cuti, Esmeralda Ribeiro, Grace Passô, Sergio Vaz, Elisa Lucinda, entre tantas outras referências importantes para o campo da escrita e da leitura no Brasil e no mundo. Três dos professores estão na lista de finalistas do Prêmio Jabuti 2020: Ailton Krenak, Esmeralda Ribeiro e Jarid Arraes. O curso “Da escrita de textos à escrita da vida” é coordenado pela jornalista e professora Rosane Borges.

SERVIÇO

O quê: curso Da escrita de textos à escrita da vida

Onde: plataforma online Escola Longa

Inscrições: até 24/11/20 (escolaonlinelonga.eadbox.com.br)

Quando: a partir de 24 de novembro

Investimento: 890,00

O que você irá aprender:

Módulo 1: Conferência de abertura: A escrita a partir da obra de Achille Mbembe

Módulo 2: As modalidades de leitor: do leitor meditativo ao leitor imersivo

Módulo 3: As múltiplas formas da escrita

Módulo 4: De minimalismo e brevidade: conto, miniconto, microcontos, nanoconto

Módulo 5: Da fixação do romance como gênero nobre

Módulo 6: Da escrita acadêmica: monografias, dissertação, tese, relatórios, artigo e resenha científica

Módulo 7: Do cordel ao rap

Módulo 8: A poesia e a imposição de suas formas

Módulo 9: O texto que encena: os caminhos da dramaturgia

Módulo 10: Quais as possibilidades de se escrever criativamente?

Módulo 11: Dos diários aos comentários nas redes sociais

Módulo 12: Textos transmídia: trançado de códigos

Módulo 13: Conferência de encerramento: A escrita de textos e da vida

***