O Cinemas Teresina exibe nesta quarta o documentário que revela, por meio de depoimentos, um ponto pouco falado sobre a ditadura militar no Brasil: o apoio financeiro fornecido ao esquema para que ele se realizasse. O filme fala das ligações de Henning Albert Boilesen (1916-1971), empresário dinamarquês, com a ditadura militar – tando ajudando a financiar a ditadura, como apoiando a repressão aos movimentos contrários.

 

O documentário foi produzido ao longo de 16 anos de forma independente. Exibido em diversos festivais, recebeu importantes premiações da crítica, sendo vencedor do Festival É Tudo Verdade 2009. O filme traz depoimentos de ex-guerrilheiros, historiadores, políticos como Fernando Henrique Cardoso e religiosos como Dom Paulo Evaristo Arns, policiais e até de um dos filhos do empresário Boilesen.

O diretor Chaim Litewski participa de debate com o público logo após a exibição do filme. Ele é carioca, graduado em cinema na Polytechnic of Central London (Westminster University). Chaim escreveu para publicações do British Film Institute e produziu documentários de televisão para o Channel Four, da Inglaterra. Trabalhou na TV Globo em Londres e no Rio de Janeiro. Produziu reportagens especiais para CBC (Canadá), RAI (Itália), NBC (EUA) e outras redes de televisão internacionais. Produziu centenas de reportagens sobre conflitos, emergências humanitárias, direitos humanos e questões ambientais em mais de 100 países. Cobriu guerras na América Latina, Oriente Médio, na antiga Iugoslávia, Cáucaso, Ásia Central, Melanésia e em toda a África, incluindo o genocídio de Ruanda. Em 1991, Chaim ingressou nas Nações Unidas, em Nova Iorque, onde mora.

Em uma passagem por Teresina, ele foi diretor da Fundação Antares (Rádio e Televisão Educativa do Piauí), no período de sua instalação.

Foi ainda consultor do documentário “Muito Além do Cidadão Kane”, de Simon Hartog, sobre a história da Rede Globo.

CIDADÃO BOILESEN

Sessão com Debate: presença do diretor Chaim Litewski.

Local: Cinemas Teresina

Dia 12/12 (quarta-feira),

19h30