O escritor português Valter Hugo Mãe será uma das atrações da Balada Literária 2019. O evento acontece em Teresina nos dias 27 e 28 de agosto e, em sua terceira edição, homenageia Paulo Freire e o piauiense Élio Ferreira. Este ano a Balada integrará a programação do Festival de Teatro Lusófono, que ocorre de 26 a 31 deste mês, ambos no Complexo Theatro 4 de Setembro. A parceria foi selada entre Wellington Soares, curador do evento no Piauí e um dos editores da Revista Revestrés, o diretor do teatro, João Vasconcelos, e o organizador do FestLuso, Francisco Pellé.
Valter Hugo Mãe é um dos mais importantes escritores contemporâneos do mundo.  Detentor do prêmio José Saramago com o livro O remorso de Baltazar Serapião (2006),  tem mais de 30 obras publicadas, dentre elas A máquina de fazer espanhóis (2010) e o O paraíso são os outros (2014). Valter inovou ao escrever seus primeiros romances em letras minúsculas, com a pretensão de aproximar a narrativa da oralidade e da informalidade, representando igualdade no texto.
O evento também contará com a presença de Marcelino Freire, fundador da Balada Literária em São Paulo; Sérgio Vaz, poeta, incentivador da literatura na periferia e criador do Sarau da Cooperifa, realizado na zona sul de São Paulo; Nelson Maca, poeta, ativista social, criador do Coletivo Blackitude: Vozes Negras da Bahia, que reúne poetas, artistas e ativistas do Hip Hop e Abdulai Silá, autor do primeiro romance publicado na Guiné-Bissau – Eterna Paixão (1994), dentre outros.
No grupo dos anfitriões do evento, destacam-se Élio Ferreira, homenageado local da Balada; o poeta Kilito Trindade; o professor Feliciano Bezerra; o ator Francisco Pellé; as escritoras Ana Kelma Gallas e Dani Marques; e os escritores Noé Filho e Demetrios Galvão. O escritor piauiense e professor Élio Ferreira será homenageado com sarau literomusical.
Encerrando o evento, dois shows:  a cantora maranhense Rita Benneditto com “Suburbano Coração”, ao lado do violonista Jaime Alem; e o parnaibano Teófilo Lima.
Além de Teresina, a Balada Literária acontece também em outras duas capitais: Salvador (21 a 24/08) e São Paulo (4 a 8/09). O lançamento oficial da Balada Literária e do FestLuso acontece no próximo dia 15,  no Theatro 4 de Setembro, às 19h, com show das bandas piauienses Alma Roots e Batuque Elétrico, quando serão apresentadas suas respectivas programações.
****
Ajude Revestrés a continuar produzindo jornalismo independente e participando da produção de eventos importantes para a cultura. Contribua conosco no Catarse. Acessecatarse.me/apoierevestres