Estreia essa semana o novo trabalho de Marcelo Evelin e artistas de várias partes do Brasil e do mundo em Teresina, Piauí. A Invenção da Maldade propõe discutir os processos de desumanização e desafios de coexistência a partir da ideia de civilização e modernidade. A obra foi criada em colaboração com a polonesa Maja Grzeczka, o baiano Márcio Nonato, o italiano Matteo Bifulco, a mineira Rosângela Sulidade, o belga Elliot Dehaspe, os paulistas Bruno Moreno e Carolina Mendonça, o japonês Sho Takiguchi e o dinamarquês Jonas Schnor.

A coreografia busca fazer uma reflexão sobre a maldade como presença inerente nas relações com o outro, desde o início dos tempos até a atualidade. É em torno da fogueira, que existe como invenção da cultura e do convívio há 400 mil anos, que a obra é desenvolvida.  A Invenção da Maldade utiliza luz direta, corpos desnudos, fogueiras (que nunca se acendem) e uma trilha composta por percussão eletrônica e 70 sinos pendurados no teto.

A Invenção da Maldade | Foto: Maurício Pokemon

O trabalho foi contemplado pelo Rumos Itaú Cultural 2017-2018. Teresina é a primeira cidade onde a obra se apresenta, de 04 a 07 de abril, sempre às 20h, no Campo Arte Contemporânea. Em seguida A Invenção da Maldade segue para Bologna, na Itália; Porto, em Portugal; Berlim e Frankfurt, na Alemanha; Bruxelas, na Bélgica; e Paris, na França.

Foto: Maurício Pokemon

Ficha Técnica

Conceito e Coreografia: Marcelo Evelin
Criação e performance: Bruno Moreno, Elliot Dehaspe, Maja Grzeckza, Márcio Nonato, Matteo Bifulco, Rosângela Sulidade e Sho Takiguchi
Design de Som e Direção Técnica: Sho Takiguchi
Dramaturgia: Carolina Mendonça
Colaboração de pesquisa em filosofia: Jonas Schnor
Colaboração: Christine Greiner and Loes Van der Pligt
Fotografia e vídeo: Maurício Pokemon
Direção de produção: Regina Veloso/Demolition Incorporada (Br) and Sofia Matos/Materiais Diversos (Pt)
Assistência de produção: Gui Fontineles
Produção-touring: Andrez Guizze + Regina Veloso
Agenciamento e distribuição: CAMPO + Materiais Diversos
Co-produção: HAU – Hebbel Am Ufer (De), Festival d’Automne à Paris / CND – Centre National de la Danse (Fr), Mousonturm (De), Kunstenfestivaldesarts (Be) and Teatro Municipal do Porto (Pt)
Apoio: Rumos Itaú Cultural 2017-2018 (Br), MIME School – Academy of Theatre and Dance (Amsterdam, Nl) e Xing/Live Arts Week (It)
Criação em residência no CAMPO Arte Contemporânea, Teresina-Piauí-Brasil Rumos Itaú Cultural 2017-2018

A Invenção da Maldade
Marcelo Evelin / Demolition Incorporada
De 04 a 07 de abril de 2019
Quinta a domingo, 20h
Local: CAMPO Arte Contemporânea
Rua Padre José Rego, 2660, São João, Teresina – PI
Ingressos: R$ 10,00
Capacidade: 100 pessoas
Classificação Indicativa: 18 anos
Duração: 75 minutos
www.demolitionincorporada.com
www.facebook.com/demolitionincorporada
www.facebook.com/campoartecontemporanea