A PARADA DE CINEMA chega, em 2025, à sua 8ª edição, com o tema “Cinema, Memórias e Batalhas” e ampla programação no Clube dos Diários e Theatro 4 de Setembro, em Teresina. A ideia é se reafirmar como espaço de celebração, formação e resistência audiovisual no Piauí.

A programação conta com oficinas formativas, sessões comentadas, debates temáticos e encontros que buscam ampliar o diálogo entre
realizadores, pesquisadores, artistas visuais e público. Entre as novidades desta edição estão a Mostra de Clássicos, a Mostra de
Cinema Marginal Piauiense e a parceria com a IC Play, que vai garantir que os filmes piauienses selecionados fiquem disponíveis on-line por 20 dias, democratizando o acesso e podendo chegar a mais lugares.

A Parada de Cinema 2025 celebra também a presença de nomes fundamentais do cinema brasileiro. Destaques para Helena Ignez, referência do Cinema Marginal e da liberdade criativa no audiovisual nacional, e a diretora e roteirista Vera Egito, conhecida por filmes como Amores Urbanos e A Batalha da Rua Maria Antônia.

A abertura da mostra acontece no dia 12 de junho, com a masterclass de Gabriela Amaral Almeida, transmitida ao vivo pelo Canal Paradiso no YouTube. Essa ação é uma parceria com o Paradiso Multiplica, programa de difusão do conhecimento dos profissionais apoiados pelo Projeto Paradiso, para talentos do audiovisual.

Destacam-se ainda William Plotnick e Glênis Cardoso, à frente do projeto Cinelimite, dedicado à curadoria, difusão e preservação do cinema brasileiro independente. Essa parceria revela o interesse da Parada com a memória, o acesso e a valorização de obras fundamentais da cinematografia nacional.

 

Ao todo serão exibidos 40 filmes, consolidando a Parada de Cinema como espaço de provocação artística e política,  reflexões sobre as o poder das imagem, apagamentos históricos e também estratégias de sobrevivência e reinvenção. A curadoria da Parada de Cinema é de Ana Rita Meneses e Tássia Araújo.

***

SERVIÇO
Evento: 8ª Parada de Cinema – Mostra de Cinema Brasileiro Contemporâneo
Tema: Cinema, memória e batalhas
Data: 12 a 15 de junho de 2025
Local: Complexo Cultural Clube dos Diários de Teresina e Teatro 4 de Setembro
Atividades: Mostras de curtas, médias-metragens e longas-metragens, oficinas, debates, exposição audiovisual, master class.
Realização: Apoio: Lei Aldir Blanc – PNAB, Governo do Estado do Piauí, Secretaria de Cultura do Estado – SECULT-PI.
Produção: Clandestina Filmes
Apoio: Associação Cultural VideoBrasil, Projeto Paradiso, Cinelimite, Fundação Carnaúba, Campo Arte Contemporânea.
Apoio local: Casa Lems, Bolo de Vó Padaria, O Javali, Ayo Cenografia

A Associação Cultural Videobrasil contribuiu para a atividade com a doação de 20 títulos de seu acervo para o evento. Saiba mais sobre a instituição em:
https://site.videobrasil.org.br/

***