Com tema “Brega x Ditadura”, a 8ª Balada Literária vai acontecer em Teresina nos dias 25 e 26 de novembro, no Memorial Esperança Garcia.

 

Wellington Soares, curador da Balada no Piauí, professor e escritor, adianta que a programação do evento vai incluir, entre outras atividades, uma mesa-redonda para debater fatos ocorridos no período da ditadura militar no Brasil, repressão política, censura moral e relações com a música e com músicos. Wellington lembrou que os cantores Odair José e Agnaldo Timóteo e as escritoras Cassandra Rios e Adelaide Carraro, tiveram músicas e livros proibidos pelo regime autoritário.

“É sempre com alegria que realizamos a Balada em Teresina, momento de celebrar a literatura e debater assuntos culturais que instigam nossa imaginação”, acrescentou Wellington.

Entre os convidados de outros estados, está o escritor Marcelino Freire, idealizador da Balada Literária, que, originalmente, acontece em São Paulo desde 2006, e se estende por outras capitais: Salvador, Recife e Teresina. Na capital do Piauí, Marcelino vai aproveitar para lançar Escalavra, seu mais novo romance.

Também está confirmada a participação do poeta Nelson Maca, curador da Balada em Salvador (BA), que apresentará Exu do amor, sua nova performance poética.

Escalavra, novo romance de Marcelino Freire será lançado na Balada Literária Teresina

O evento contará com mesas temáticas, saraus poéticos, shows musicais, lançamentos de livros e exibição de documentários.

A primeira edição da Balada Literária, em Teresina, ocorreu em 2017, homenageando o poeta e compositor piauiense Torquato Neto. Todos os anos ela é realiza e faz homenagem a autores e artistas de Teresina.

A programação do evento será divulgada em breve.

***