Isis Baião (foto: Mauricio Pokemon)

Isis Baião (foto: Mauricio Pokemon)

Na próxima quinta-feira (21), a sala Torquato Neto, localizada no Clube dos Diários, reabre agora como Teatro Torquato Neto, após obra de restauração. A reabertura trará o espetáculo “Arrumadinho”, organizado pela dramaturga e escritora Isis Baião.

O espetáculo, que será às 19h com entrada franca, é resultado da oficina “Textos Teatrais – Esquetes de Humor”, ministrada por Isis durante dois meses no Theatro 4 de Setembro. A peça mistura nove esquetes (peça de curta duração), com diferentes temas e autores diversos, e tudo foi criado pelos alunos que concluíram a oficina.

Para Isis Baião, que foi capa da Revestrés #21, essa foi uma oportunidade de se reaproximar de Teresina. “Desde que retornei os amigos me cobravam uma oficina e este foi o grande momento. Os alunos que concluíram o curso serão futuros grandes autores”, falou.

Formada em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC/RJ, Ísis Baião trabalhou em jornal, revista, rádio, televisão e assessoria de imprensa. Estreou no teatro em 1978, com Instituto Naque de Quedas e Rolamentos, dirigido por Júlio Wolgenmuth, no Rio de Janeiro.

A dramaturga coleciona em seu currículo diversas peças teatrais, dentre elas: As Chupetas do Sr. Refém, Cabaré da Crise – As da Vida também Votam, As Bruxas Estão Soltas, Essas Mulheres, e outras. Possui ainda três livros sobre teatro, destacando-se nesta área o Volume 1 do “Teatro (In)Completo de Isis Baião”.

Arrumadinho

Com nove esquetes, “Arrumadinho”, dirigido por Edinho do Monte possui a seguinte programação:

1) Família nordestina é isso aí, de Hugo Lenes

2) Língua de sogra, de Hugo Lenes

Música: Legaliza chá

3) No Santo Daime, de Mary Gonzalez & Gonzalez

4) Glamour, de Jimmy Charles
Música: Amor vacilão

5) Detetive por correspondência, de Mary Gonzalez & Gonzalez

6) A Palhaça, de Jimmy Charles

Música: Mano Mobral

7) Na fila de prioridade, de Hugo Lenes

8) O defunto tarado, de Hugo Lenes
Música: Blues da Mundica

9) Na delegacia, de Hugo Lenes
Música: Artista da terra