As memórias teatrais brasileiras são frágeis. Artistas e pesquisadores da área costumam apontar carências, descuidos e lacunas nas publicações, bem como condições de precariedade e de ineficiência nas políticas públicas em relação aos acervos e documentos da área. De modo específico, no Distrito Federal esse contexto se repete. Basta tentar investigar qualquer faceta das Artes Cênicas da cidade para enfrentar o desafio de encontrar pouco material. 

Entretanto, com a intenção de transformar parte desse cenário de escassez, no último 14 de maio, a Universidade de Brasília (UnB) lançou levantamento inédito, Inventário de cenas: mapeamento de fontes sobre o teatro-DF. Essa pesquisa multidisciplinar foi financiada pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) e alcançou o objetivo de inventariar, organizar, sistematizar, disseminar e divulgar informações sobre o teatro-DF contidas nas matérias do Jornal de Brasília, entre os anos de 1972 e 1999.  

Foram quatro anos de pesquisas envolvendo cerca de 30 pessoas que estudaram, elaboraram, aplicaram e avaliaram uma metodologia que garantisse qualidade ao folhear as páginas das coleções de jornais e eficácia na localização e seleção de notícias sobre o teatro do DF. O trabalho consistia, igualmente, no resumo das matérias, no tratamento técnico das informações, na revisão, disseminação e divulgação desse conteúdo à sociedade.  

Depois de tanto esforço, os resultados do mapeamento e da consolidação documental já podem ser conferidos. São quase 28 mil resumos de matérias entregues gratuitamente à sociedade em versão impressa e em versão eletrônica (PDF) do catálogo e por meio da base de dados – disponíveis no sistema web (www.necoim.com.br).  

Esses registros, juntos, podem construir uma cartografia da atividade cênica do DF, identificar os artistas, os grupos, os espetáculos, as produções, as demandas, as conquistas, as políticas, as organizações, os hábitos e os estilos dos saberes e dos fazeres teatrais que circulavam pela cidade entre 1972 e 1999, ou seja, nas suas quase três últimas décadas do século XX. 

A importância do Inventário não está só no ineditismo, mas sobretudo na otimização do tempo de quem investiga o teatro da cidade e/ou de quem busca conteúdos culturais com qualidade. Mais ainda, o Inventário colabora com a preservação do patrimônio imaterial que são as memória das artes cênicas do país, promove o acesso à informação de maneira precisa e desperta o interesse de toda a sociedade brasileira, mais especificamente, de todos os pesquisadores do tema.  

Nesse sentido, vale enfatizar que a base de dados permite que qualquer pessoa com acesso a internet acesse do celular ou de qualquer computador, de modo fácil, rápido e gratuito cada um dos 27.641 registros sobre o tema. Ou seja, está ao alcance das mãos a consulta desse material que buscou (e busca) valorizar as histórias das gerações artísticas passadas com suas possíveis propostas de legado às do presente. É assim que o Inventário, espécie de canal de comunicação entre tempos, traz como norte o respeito que merece todas as pessoas que dedicam tempo, energia e vida na construção do teatro no Distrito Federal e em todo país.

  • O catálogo impresso está sendo distribuído gratuitamente aos arquivos, bibliotecas e institutos culturais e a versão eletrônica (em PDF) está à disposição de todos no mesmo site da base de dados: www.necoim.com.br 

 

Ana Lúcia de Abreu Gomes e Elizângela Carrijo, Coordenadoras da pesquisa, são historiadoras, professoras da UnB e pesquisadoras do Necoim/CEAM/UnB. 

(Publicado na Revestrés#36 – maio-junho de 2018)