Narcos
NetflixDepois de algum suspense, está confirmada para o dia 28 de agosto a estreia da série Narcos, no Netflix. A expectativa pelo resultado do reencontro entre Wagner Moura e José Padilha é grande. Com jeitão de superprodução, Narcos teve sua primeira temporada gravada na Colômbia, e Wagner Moura faz o papel do traficante Pablo Escobar. Porém, segundo o ator, a série não é sobre Escobar e, sim, “sobre a origem do narcotráfico”. É bom ficar de olho e dar uma conferida.
The Street Store
TeresinaO Street Store é um projeto que surgiu na África do Sul em 2014, e que em agosto terá sua edição em Teresina. Uma loja de rua é montada para atender moradores de rua e pessoas empobrecidas, que podem escolher roupas, calçados e acessórios, doados pela população. O The Street Store Teresina acontece no dia 15 de agosto na Praça da Bandeira, centro da cidade. thestreetstorethe@groupsfacebook.com thestreetstore.org
Antologia do Quadrinho Underground Cearense
Seres UrbanosSeres Urbanos foi um grupo que editou muitos e muitos zines em Fortaleza, nos anos 90. Neste livro estão publicados trabalhos selecionados nessa época e ainda vários inéditos. Completa a publicação uma entrevista com os integrantes do grupo, que contam como produziam tanto material e os caminhos e descaminhos de cada um. Um trabalho de bastante qualidade gráfica e que vale, e muito, como curiosidade para quem pensa que os quadrinhos são uma realidade distante no nordeste do Brasil.
Jornalismo em Mutação
Samária AndradeA jornalista, publicitária e mestra em Comunicação Samária Andrade realizou um trabalho de fôlego ao sistematizar nove mutações ocorridas no Jornalismo nos últimos 50 anos, em especial na chamada “fase do capitalismo avançado”. Um livro teórico, coisa rara entre nossos pesquisadores, baseado em sua dissertação de mestrado e que usa a Economia Política da Comunicação para, com viés bastante crítico, dar um panorama da atual produção jornalística no Brasil e na América Latina. O trabalho vem chamando atenção entre os estudiosos do assunto em todo o mundo e, para alguns, Samária é a primeira pesquisadora a sistematizar as transformações, por ela chamadas de mutações, dentro dessa perspectiva.
O Filme Perdido
Antônio de Noronha FilhoLançado em julho, O Filme Perdido reúne uma serie de fotos still realizadas pelo médico e produtor cultural Antônio de Noronha Filho durante a produção do filme Adão e Eva – do Paraíso ao Consumo, em 1971. O filme, gravado em Super 8 e considerado o primeiro gravado no Piauí, é estrelado pelo poeta Torquato Neto e a hoje historiadora Claudete Dias. A curiosidade é que o filme, enviado para a Europa em um navio para a inserção do som, simplesmente desapareceu, e nunca foi finalizado. Assim, as fotos de Noronha são (ao menos até que um dia o filme seja descoberto em alguma parte do mundo) seus únicos registros. O Filme Perdido tem curadoria de Guga Carvalho e direção de arte de Phillipe Xadai, e é distruibuido gratuitamente, patrocinado por diversas instituições e através de leis de mecenato.
Benfeitoria
Belo HorizonteUma mistura de bar, galeria e casa de shows, em um galpão. É mais ou menos isso que é o Benfeitoria, um galpão localizado no bairro Floresta, em Belo Horizonte. O bairro, até meados dos anos 90 um dos mais boêmios da cidade, começa a recuperar seu status de point da cultura e das artes. Exposições, filmes, shows de bandas da cidade, com drinks, petiscos “amineirados”, pão de queijo e cerveja gelada. Todo dia alguma coisa acontece no Benfeitoria, mantido por um coletivo de mesmo nome. Se você vai a BH, um lugar ainda fora do circuito turístico mas que já faz parte do roteiro descolado da capital mineira. Aberto às quartas, quintas, sextas e sábados a partir das 19h. Onde: Rua Sapucaí 153, Floresta facebook.com/abenfeitoria