Nos dias 9, 10 e 11 de dezembro, o TRISCA#4 – aventuras de ficar vivo, propõe uma ocupação diferente de parques e praças em Teresina. Uma programação plural e gratuita para fazer com crianças traz oficinas, performances, apresentações culturais e show de música que começa na sexta, na Potycabana, ocupa a praça da UFPI, no Ininga e termina no Parque da Cidadania. De São Paulo/Pernambuco a Teresina, a performance Cabeção pelo mundo, da bailarina e artista Maria Eugenia Tita, retoma a tradição brincante resgatando o que há de mais ancestral na infância: o brincar. O Cabeção anuncia a chegada do TRISCA no Parque Potycabana, na sexta (9), a partir das 17h.
No sábado, o pôr-do-sol é garantido na Praça Desembargador Manoel Belizário, bairro Ininga, com direito a dindin e diversão. O festival se junta a Feirinha Verde, proporcionando arte, cultura e consumo consciente no espaço público. “Na última edição, levamos a feirinha para dentro do TRISCA”, conta Layane. “Agora somos nós que vamos invadir a feirinha”.
A partir das 15h, quem se inscreveu poderá participar de oficinas que vão de inventar criaturas com plantas, montar brinquedos a “artes demarciais” proposta pelo artista Cipó Alvarenga. Ações como “Guardião das abelhas” e um flashmob interativo, propostas por crianças, também devem agitar a programação.
A tarde encerra com os espetáculos de teatro As Marias de minha vida (Grupo Cutruco) e As Marias da terra (Trupe de Mulheres), às 18h e 18h30. O grupo Caju Pinga Fogo encerra o sábado com o já tradicional cortejo de música e crianças a partir das 19h.
Pela primeira vez em Teresina, Maria Eugenia Tita espera muita diversão e acolhimento ao Cabeção. “Ele disfarçadamente convida as pessoas a ‘se despirem da seriedade’ e se deixarem levar pela brincadeira”, antecipa a artista que dá vida a um cidadão meio mal humorado que adora se divertir. Quando questionada por uma criança se é ela por trás do Cabeção, costuma devolver a pergunta: “E se for o Cabeção que se disfarça de mim?”
O TRISCA#4 é realizado pela Canteiro, produtora que pensa ideias e ações culturais entre infâncias e velhices e tem direção e curadoria das artistas piauienses Layane Holanda e Soraya Portela. A edição #4 conta com patrocínio da Equatorial Piauí, através do Sistema de Incentivo à Cultura do Piauí (Siec / SECULT-PI) e do Governo do Estado.
–
O que?
TRISCA#4 Festival de arte com criança – Aventuras de ficar vivo! Quando? 9, 10 e 11 de dezembroOnde?
Sexta – Potycabana / 17hSábado – Praça Desembargador Manoel Belizário (UFPI – Ininga) / 16h às 20h
Domingo – Parque da cidadania (centro) / 17hVEJA PROGRAMAÇÃO COMPLETA NOS CARDS.