De 14 a 16 de julho a ocupação vai realizar de oficinas a giras de conversa, culminando na primeira ball no quilombo.  As Oficinas e giras, nos dias 14 e 15 de julho (quinta e sexta, nos turnos da tarde e noite), são voltadas para comunidade quilombola e têm como tema cidadania e comunidade LGBTQIAPN+ Preta. A ideia é discutir e contribuir com a promoção de conexões entre as resistências quilombolas, a comunidade LGBTQIA+ e a ancestralidade negra da cultura popular amarantina.

As vagas para as oficinas são limitadas e os participantes receberão bolsa de incentivo no valor de R$ 50,00. As inscrições são feitas com mobilizadores do evento na própria comunidade.

Nêgo Val e Idelzuita Paixão, no Quilombo Mimbó

A programação encerra dia 16 de julho (sábado) com a primeira ball do quilombo – Quilomball Mimbó, com a presença de nomes da cena ballroom norte e nordeste: Fênix Zion (Alagoas), Eva Bessa Valentino (Ceará) e  Ayra Dias e Pai Peste Negra de Munique (Piauí). Idelzuita Paixão, mulher quilombola e mestra de cultura popular, será homenageada. A programação ainda conta com exibição do documentário, desfiles e apresentações de artistas pretes.

Ballroom, que em tradução literal significa salão de baile, é mais que uma festa, mas um movimento (movimento ballroom) da população LGBTQIA+. Ele surgiu na comunidade negra latino-americana de Nova York nos anos 1960 e depois se espalhou pelo mundo como um movimento político de ocupação de espaços e celebração da diversidade de gênero, sexualidade e raça.

Nêgo Val, amarantino, professor de dança e coordenador da Casarão Cultural, acredita que o evento contribua para criar espaços de apoio e resistência entre as comunidades, ajude a diminuir preconceitos e discriminações e seja marcado pelo o reconhecimentos das ancestralidades e pontos em comum.  

A “Ocupação Cultural OdiOdara”  é realizada pela Associação de Moradores da Comunidade Cajueiro (AMCC) e organização A Casarão Cultural, em Amarante, e conta com financiamento do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura do Piauí (SIEC-PI), da Secretaria Estadual de Cultura.

Assessoria de comunicação e mais informações: Vicente de Paula Vince @acasaraocultural

VEJA PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

14/07 

-17:00 – EXIBIÇÃO DO DOCUMENTÁRIO Kiki (Legendado, 2018, EUA), dirigido por Sara Jordenö e co-roteiro de Twiggy Pucci Garçon

-19:00 – GIRA DE CONVERSA: A Comunidade Ballroom nordestina e o Quilombo Mimbó: ancestralidades, negritudes, periferias, dissidências de gênero e sexuais e HIV/Aids com: Fênix Zion, Ayra Dias e Solimar Lima. Mediação: Nego Val

____

15/07

– 15:00 – OFICINA da categoria VOGUE FEMME (5 elementos) com Pai Peste Nêga da Casa Di Monique (PI)

– 17:00 -OFICINA da categoria RUNWAY (desfile de moda) com Pioneer Fênix Negra 007 (AL)

-19:00 – OFICINA da categoria VOGUE FEMME (dramático) com Princess Eva Bessa da House of Valentino (CE)

________________________

16/07 – 19:00 – Local: Clube da Beleza Negra/ QUILOMBALL MIMBÓ ODARA

-Dress Code: cores das indumentárias dos Orixás

-Roll Call: Entrada de pessoas influentes na cena Ballroom do Piauí e Quilombo Mimbó

-Jurades: Pioneer Fênix Negra 007 (AL), Princess Eva Bessa Valentino (CE), Pai Peste Nêga Di Monique

-Chanter/commentator: A Kay Di Monique

-Designer: La Ursa 007

-Apresentações: Preto Tipuá, Carmen Kemoly, BixaNikas, Dimas Bezerra, Dj Samdradee, Grupo de Dança da Escola Pedro Rabelo da Paixão e outras atrações.

***