A cidade de Floriano recebe pela primeira vez a Balada Literária, nesta quarta, 10 de abril. O evento faz homenagem a Paulo Freire, um dos pensadores mais notáveis da Pedagogia mundial, considerado Patrono da Educação Brasileira, e a Elio Ferreira, poeta e professor do curso de Letras na Universidade Estadual do Piauí – Uespi.

A programação gratuita, que acontece no Campus Josefina Demes (Uespi) e no Centro Cultural Maria Bonita, envolve mesas-redondas sobre performances de rua, afirmação da negritude e impacto da leitura. O encerramento do evento acontece no Centro Cultural Maria Bonita, com show do cantor Matheus Lima e performance poética.

 

O evento Balada Literária acontece há mais de dez anos em São Paulo, idealizado pelo escritor  Marcelino Freire, com programação voltada para música e literatura. Essa é a terceira vez que a Balada se estende ao Piauí, tendo homenageado nas duas versões anteriores dois piauienses: o compositor e jornalista Torquato Neto e a escritora e professora Graça Vilhena.

Esta é a primeira edição da Balada Literária que, além de Teresina, chega a outras cidades do Estado.  O primeiro destes eventos já aconteceu em Oeiras, no mês de março. Além de Floriano, a Balada também vai acontecer em Parnaíba, encerrando em  Teresina no mês de agosto.